Consumo de pescado deve crescer 30% durante a Semana do Peixe

Segundo Eduardo Lopes, a estimativa está bem próxima do aumento registrado no mesmo período de 2013.

Publicado em 9/9/2014 - 00:00

Consumo de pescado deve crescer 30% durante a Semana do Peixe
Segundo Eduardo Lopes, a estimativa está bem próxima do aumento registrado no mesmo período de 2013.

 

Brasília (DF) – A expectativa do Ministério da Pesca e Aquicultura é de que a Semana do Peixe deste ano registre um crescimento de 30% no consumo de pescados em todo país. A estimativa é do ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB-RJ), e foi manifestada hoje (4), durante a abertura da 11ª. Semana do Peixe no Distrito Federal (DF). Segundo ele, a estimativa está bem próxima do aumento registrado no mesmo período de 2013.

“Os dados do ano passado indicam claramente esse percentual. Estamos nos esforçando para que tenhamos em 2014 números similares. Para isso, contamos com mercados, supermercados e restaurantes trabalhando com descontos. Ou seja, são ações que realmente incentivam o consumo”, disse o ministro.

Conforme os indicadores do Ministério, somente no DF o consumo nessa época chega a crescer cerca de 20%. Presidente da Associação dos Aquicultores e Pescadores Artesanais do Distrito Federal, Francisco Baia, esse crescimento decorre, principalmente, dos frequentes estímulos promocionais dos produtores e revendedores.

Francisco Baia revelou que, mesmo longe de grandes rios e de mares, o DF se mantém como o segundo maior consumidor de pescados do Brasil. Segundo ele, isso acontece por conta da cultura de sua população, majoritáriamente originária de estados do Norte e do Nordeste, grandes regiões consumidoras de peixe.

De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Brasil consumiu no ano passado 14,5 quilos de peixe por habitante. O ministro Eduardo Lopes informou que esse volume está 13 quilos acima do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Fonte: EBC

Foto: Ascom MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend