Com a presença de Evandro Garla, Comissão de Educação do Senado discute Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

evandro-garla-prb-audiencia-publica-senado-jogos-mundiais-indigenas-foto-marcos-oliveira-13-08-15

O mundial reunirá 2,5 mil atletas indígenas de 24 etnias brasileiras e 30 países.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal debateu nesta quarta-feira (12), em audiência pública, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, evento que acontecerá de 20 de outubro a 1º de novembro, na cidade de Palmas. O mundial reunirá 2,5 mil atletas indígenas de 24 etnias brasileiras e 30 países.

“O ministro do Esporte, George Hilton (PRB), está empenhado na realização dos Jogos Mundiais Indígenas e junto com o governo do Tocantins, o ITC e a prefeitura de Palmas, foi até Nova York firmar uma parceria com o Programa das Nações Unidas (PNUD) para a realização dos jogos”, afirmou o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Evandro Garla (PRB). Ele salientou a importância da parceria dos órgãos envolvidos e falou dos desafios e da relevância dos jogos para o Brasil e o mundo.

Segundo o secretário, há Jogos Indígenas (nacionais) desde 2006 e o Ministério do Esporte desenvolve muitas ações e programas para as comunidades indígenas, entre eles o Esporte e Lazer da Cidade para as comunidades tradicionais, e o Segundo Tempo, em Manaus, uma experiência para expandir as políticas públicas esportivas voltadas para esses povos. Em abril, a pasta promoveu, em Cuiabá, o primeiro Fórum Nacional de Políticas Públicas para os Povos Indígenas.

O presidente do ITC, Marcos Terena, reforçou a importância do apoio do governo federal. “Os índios brasileiros não treinam, ao contrário dos canadenses, panamenhos e dos nicaraguenses. Todos estão treinando, menos os brasileiros, pois a força física vem da base alimentar, então uma das discussões durante os jogos vai ser a soberania alimentar, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)”, disse.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

“No dia 9 de agosto comemorou-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Eu estava em Nova York, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Após as comemorações e o discurso do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em homenagem aos indígenas, convidei-o para participar dos Jogos Mundiais, em Palmas. Ele foi bastante receptivo, ressaltou a importância dos Jogos Mundiais Indígenas e, sorrindo, disse ‘muito obrigado’, em português”, ressaltou Marcos Terena, presidente do Comitê Intertribal.

Também participaram da audiência a vice-governadora do Tocantins, Claudia Martins Lelis; o prefeito de Palmas, Carlos Amastha; e os senadores Telmário Mota e Lídice da Mata, responsáveis pelo requerimento da audiência pública.

 

Texto: Cleide Passos / Ascom – Ministério do Esporte
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest