Com a presença de Evandro Garla, Comissão de Educação do Senado discute Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

evandro-garla-prb-audiencia-publica-senado-jogos-mundiais-indigenas-foto-marcos-oliveira-13-08-15

O mundial reunirá 2,5 mil atletas indígenas de 24 etnias brasileiras e 30 países.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal debateu nesta quarta-feira (12), em audiência pública, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, evento que acontecerá de 20 de outubro a 1º de novembro, na cidade de Palmas. O mundial reunirá 2,5 mil atletas indígenas de 24 etnias brasileiras e 30 países.

“O ministro do Esporte, George Hilton (PRB), está empenhado na realização dos Jogos Mundiais Indígenas e junto com o governo do Tocantins, o ITC e a prefeitura de Palmas, foi até Nova York firmar uma parceria com o Programa das Nações Unidas (PNUD) para a realização dos jogos”, afirmou o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Evandro Garla (PRB). Ele salientou a importância da parceria dos órgãos envolvidos e falou dos desafios e da relevância dos jogos para o Brasil e o mundo.

Segundo o secretário, há Jogos Indígenas (nacionais) desde 2006 e o Ministério do Esporte desenvolve muitas ações e programas para as comunidades indígenas, entre eles o Esporte e Lazer da Cidade para as comunidades tradicionais, e o Segundo Tempo, em Manaus, uma experiência para expandir as políticas públicas esportivas voltadas para esses povos. Em abril, a pasta promoveu, em Cuiabá, o primeiro Fórum Nacional de Políticas Públicas para os Povos Indígenas.

O presidente do ITC, Marcos Terena, reforçou a importância do apoio do governo federal. “Os índios brasileiros não treinam, ao contrário dos canadenses, panamenhos e dos nicaraguenses. Todos estão treinando, menos os brasileiros, pois a força física vem da base alimentar, então uma das discussões durante os jogos vai ser a soberania alimentar, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)”, disse.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

“No dia 9 de agosto comemorou-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Eu estava em Nova York, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Após as comemorações e o discurso do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em homenagem aos indígenas, convidei-o para participar dos Jogos Mundiais, em Palmas. Ele foi bastante receptivo, ressaltou a importância dos Jogos Mundiais Indígenas e, sorrindo, disse ‘muito obrigado’, em português”, ressaltou Marcos Terena, presidente do Comitê Intertribal.

Também participaram da audiência a vice-governadora do Tocantins, Claudia Martins Lelis; o prefeito de Palmas, Carlos Amastha; e os senadores Telmário Mota e Lídice da Mata, responsáveis pelo requerimento da audiência pública.

 

Texto: Cleide Passos / Ascom – Ministério do Esporte
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest