“Brasil Mais Produtivo supera a marca de 2,8 mil inscritos”, afirma Marcos Pereira no RS

"Brasil Mais Produtivo supera a marca de 2,8 mil inscritos", afirma Marcos Pereira no RS

Há, no total, 2.870 inscritos, sendo 231 do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi lançada no estado hoje pelo ministro, em solenidade na Federação das Indústrias local

Porto Alegre (RS) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), destacou a grande adesão ao programa Brasil Mais Produtivo pelos empresários em todo o Brasil. Há, no total, 2.870 inscritos, sendo 231 do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi lançada no estado hoje pelo ministro, em solenidade na Federação das Indústrias local.

Em razão da alta procura, Marcos Pereira anunciou que o MDIC já estuda ampliar o número de vagas do Brasil Mais Produtivo. “Estamos finalizando os estudos para aumentar o número de empresas que serão atendidas”, afirmou. “Estamos reforçando do Brasil Mais Produtivo em todos os estados. Tenho ido com a equipe técnica para reforçar a importância desse programa, que atende pequenas e médias empresas com 11 a 200 funcionários. Na média, há um aumento de produtividade de 50%”, disse.

O programa está em funcionamento no Ceará, Maranhão, Bahia, Amazonas, Espírito Santo, Acre, Rondônia, Goiás e Santa Catarina. No total, serão ofertadas três mil vagas em todo o Brasil para pequenas e médias indústrias dos setores de alimentos e bebidas, vestuário e calçados, metalomecânico e moveleiro. O investimento previsto é de R$ 50 milhões. Após se inscrever, o empresário passa por avaliação e, se preencher todos os requisitos, inicia efetivamente o processo de consultoria. Atualmente, há 680 empresas em atendimento.

Como destacou o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, a agenda de retomada do crescimento do país também conta com a participação de empresários e empreendedores. “Os 50 milhões aportados neste programa são extremamente importantes, mas o caminho da mudança e da transformação passa por acolher aqueles que querem empreender. O governo fará sua parte. A transformação nasce das mãos de cada um. Vamos trabalhar para construir um futuro novo para o nosso RS e o nosso Brasil”, disse Sartori.

O programa é uma ação foçada na melhoria do processo produtivo e tem como objetivo aumentar em pelo menos 20% a produtividade das empresas participantes. A consultoria avalia todo o processo produtivo, a partir de uma análise individual de cada empresa. O foco do Brasil Mais Produtivo é a redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

Em discurso a empresários e autoridades presentes no lançamento do Brasil Mais Produtivo, o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, elogiou o envolvimento do governo federal e do MDIC com as dificuldades enfrentadas pelo setor industrial. “Infelizmente ainda temos amarras que sufocam os setores produtivos. Todos aqui conhecem os problemas que reduzem a nossa competitividade, e o ministro Marcos Pereira acompanha de perto essas questões”, afirmou.

No Rio Grande do Sul, o décimo estado a receber o programa, serão atendidos 330 empreendimentos. A partir do critério de priorização de impacto local, foram definidos os APLs dos quatro setores: “Moveleiro”, no APL Moveleiro da Serra Gaúcha; “Confecções e Calçados”, no APL de Calçados de Novo Hamburgo; “Alimentos e Bebidas”, no APL de Vitivinicultura de Bento Gonçalves e região, no APL de Alimentos Região Sul e no APL de Alimentos da Microrregião de Porto Alegre; “Metalmecânico” , no APL Metalmecânico Pós-colheita de Panambi, no APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha e no APL de Máquinas e Equipamentos Industriais de Porto Alegre.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest