Brasil e Paraguai querem firmar acordo automotivo ainda este ano

Brasil e Paraguai querem firmar acordo automotivo ainda este ano

Ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, e o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB)

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), e o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, firmaram ontem (20) o compromisso de avançar na construção de um acordo automotivo entre os países. A ideia é que ele seja concluído ainda este ano. O encontro foi promovido pelo embaixador paraguaio, Manuel Maria Cáceres.

Outra iniciativa que deve ser concretizada ainda em 2016 é a implantação do Certificado de Origem Digital (COD), nos moldes do acordo celebrado no mês passado com a Argentina. O objetivo é facilitar a vida das empresas brasileiras e paraguaias no intercâmbio bilateral, com redução de custos e prazos para emissão de certificados de origem.

Em vista da importância do acordo entre Mercosul-União Europeia, o ministro Gustavo Leite reafirmou a disposição do Paraguai em avançar nas negociações. Marcos Pereira espera que no próximo encontro do Comitê de Negociações Birregionais, marcado para a segunda semana de outubro, em Bruxelas, haja avanços significativos.

O Paraguai é um dos fundadores do Mercosul ao lado de Brasil, Argentina e Uruguai. No primeiro semestre de 2016, a corrente de comércio entre Brasil e Paraguai foi de US$ 1,5 bilhão, queda de 11% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Atualmente, o país vizinho ocupa apenas a 24ª posição como destino das exportações brasileiras.

Gustavo Leite afirmou que cabe ao Brasil a liderança regional por seu tamanho e por sua força. Ele também destacou que o país passa por grandes transformações econômicas e sociais e que há grande potencial para acordos comerciais. O ministro paraguaio convidou Marcos Pereira para uma visita ao país.

“O fortalecimento da relação com o Paraguai, bem como todo todos os países do Mercosul, mostra que a região vive um novo momento e que é preciso aproveitar todas as oportunidades de negócios”, disse Marcos Pereira. Para Gustavo Leite, “um bom acordo é aquele em que todos ganham”.

As equipes técnicas negociadoras dos dois países devem se encontrar nesta quarta-feira (21) para dar sequência aos diálogos.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest