Brasil brilha no Mundial Escolar de Vôlei de Praia e George Hilton entrega medalhas

Na ocasião, o ministro destacou a importância das escolas para a massificação da prática esportiva no Brasil

Publicado em 22/6/2015 - 00:00

Brasil brilha no Mundial Escolar de Vôlei de Praia e George Hilton entrega medalhas
Ministro entregou as medalhas aos vencedores do Mundial Escolar de Vôlei de Praia, disputado em Aracaju

Aracaju (SE) – Marcado por amplo domínio brasileiro, o Mundial Escolar de Vôlei de Praia chegou ao fim na última sexta-feira (19), em Aracaju (SE), com a presença do ministro do Esporte, George Hilton (PRB). O evento foi realizado na Arena Aracaju, estrutura de ponta montada na praia de Atalaia, na capital sergipana, que ficou lotada por torcedores.

No último jogo da competição, a final da categoria 17/18 anos feminina, a equipe brasileira formada por Duda Lisboa e Cinthia Lima, com Rita de Cássia na reserva,venceu a equipe de Israel por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/8, e levou o ouro. As medalhas foram entregues pelo ministro George Hilton, que também recebeu um troféu de honra ao mérito das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora.

No evento organizado pela CBDE e pela Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF, na sigla em inglês), o Brasil terminou no topo do quadro de medalhas, com três de ouro, duas pratas e uma de bronze. A China ficou em segundo lugar, com dois ouros e uma prata, seguida pela Alemanha, com um ouro e duas pratas. No total, 13 delegações de países de várias partes do mundo participaram do evento: Brasil, Alemanha, França, Israel, China, Índia, Paraguai, Argentina, Peru, Chile, República Dominicana, Polinésia Francesa e Guatemala.

Além do ouro conquistado por Duda e Cinthia, o Brasil venceu na categoria 15 a 16 anos e também na categoria 17 a 18 anos do masculino. As pratas vieram na categoria 12 a 14 anos e na categoria 15 a 16 anos do feminino. As meninas brasileiras também garantiram um bronze na categoria 12 a 14 anos.
Destaque no último dia de torneio, Duda Lisboa e Cinthia Lima terminaram o campeonato invictas, com cinco vitórias na competição e nenhum set perdido. “Eu queria muito dar esse título a Cinthia e a Rita. Estou muito feliz pelo resultado”, disse Duda ao fim do jogo.

No encerramento da competição, o ministro do Esporte, George Hilton, destacou a importância das escolas para a massificação da prática esportiva no Brasil. “A CBDE é uma parceira nossa, e nós não podemos pensar em democratizar e massificar o esporte no Brasil sem a participação das escolas . Eu acredito muito no desporto escolar, a prova disso é que a gente tem avançado muito no Brasil. Esse terceiro Campeonato Mundial é uma demonstração de que através da escola a gente pode trabalhar muito na formação dos nossos jovens, dos nossos atletas. A gente quer direcionar os esforços para a base, e a base a meu ver é a partir da escola”, afirmou o ministro George Hilton.

Texto: Mateus Baeta / Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Ivo Lima / Ascom – Ministério do Esporte

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend