“Acordo entre e Mercosul e UE é prioridade para Brasil e Argentina”, diz Marcos Pereira

Marcos Pereira se reuniu em Davos com ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera

Publicado em 18/1/2017 - 00:00

"Acordo entre e Mercosul e UE é prioridade para Brasil e Argentina", diz Marcos Pereira
Marcos Pereira se reuniu em Davos com ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera

Davos (Suíça) – O ministro Marcos Pereira (PRB) se reuniu nesta quarta-feira (18), em Davos, na Suíça, durante a programação do Fórum Econômico Mundial, com o ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera.

Eles conversaram sobre o lançamento das negociações envolvendo o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), bloco formado por quatro países europeus – Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, que ocorrerá nesta quinta-feira (19). As negociações com a União Europeia também foram tratadas no encontro.

“Hoje me encontrei em Davos com o ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera. Estamos empenhados em acelerar as negociações Mercosul-União Europeia e Mercosul-Efta. Neste ano, a presidência do bloco é da Argentina neste primeiro semestre e do Brasil no próximo. Teremos um encontro em Brasília dia 31 para tratar do comércio bilateral”, disse o ministro.

Segundo o ministro Marcos Pereira, as negociações com EFTA fazem parte de uma atualização da política econômica e comercial, com vistas a assegurar uma inserção competitiva do Brasil na economia global. Ele explicou que os maiores ganhos para o Brasil com a conclusão do acordo concentram-se nos bens básicos. Em relação aos bens industriais, os setores mais beneficiados serão os de químicos orgânicos, vestuário e calçados, produtos de cerâmica e madeira.

Sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia, o ministro afirmou que as negociações avançarão bastante em 2017 pois Brasil e Argentina vão se dividir na presidência do bloco ao longo de 2017. O ministro avalia que as negociações com a União Europeia devem estar concluídas em 2018.

Coreia do Sul

Marcos Pereira também se encontrou nesta quarta-feira com o ministro do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul, Joo Hyung Hwan. “Foi animadora a conversa com o ministro Joo Hung Hwan. Devemos iniciar a construção de um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) e avaliar a viabilidade de um Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e Coreia do Sul”, afirmou Marcos Pereira após o encontro.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend