Ministro Eduardo Lopes abre 11ª edição Semana do Peixe no Rio de Janeiro

Ministro Eduardo Lopes abre 11ª edição Semana do Peixe no Rio de Janeiro

A campanha prosseguirá até o dia 14 de setembro.

 

Rio de Janeiro (RJ) – A abertura da 11ª edição Semana do Peixe, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 1º de setembro, marcou o evento que irá até o dia 14 deste mês em todo o Brasil. O objetivo das várias ações que serão realizadas é incentivar o consumo e a produção do pescado.

Assim que chegou ao local, um supermercado, na Zona Norte do Rio, o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, foi cercado por populares que elogiaram a iniciativa: “Procuro comer peixe pelo menos três vezes por semana porque é mais saudável. E, na Semana do Peixe, como fica mais barato, aproveito. Acho uma excelente iniciativa”, opinou Solange da Silva Madeira, berçarista.

O ministro Eduardo Lopes afirmou que ações como a Semana do Peixe podem ajudar no aumento do consumo do pescado, já que estão sendo praticados preços diferenciados. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca como média per capita de consumo 12 kg de peixe por ano, por habitante. De 2010 para cá, o consumo de pescado quase dobrou. O Brasil está em torno de 14,5 kg por ano, por habitante atualmente. Este número pode crescer muito porque o consumo está relacionado ao preço do peixe. Hoje estamos aqui nesta rede de supermercado, que, em apoio ao nosso evento, está praticando preços reduzidos, com descontos atrativos para compra de peixe”, destacou.

A campanha, que prosseguirá até o dia 14 de setembro, está contando com o apoio de redes de supermercado, feiras livres, mercados públicos, bares e restaurantes; escolas, colônias e sindicatos de pescadores, centros de nutrição e, principalmente, dos consumidores. Acontecerão palestras, degustações entre outras ações (leia boxe abaixo).

“Gosto muito de peixe e acho a Semana do Peixe uma iniciativa excelente. Os preços estão convidativos e melhor do que a carne. Vou aproveitar!”, disse Renata Silva dos Santos, decoradora.

Ministro quer mais consumo de pescado nas escolas

Por meio de um acordo firmado com o Senac, o Ministério da Pesca e Aquicultura quer incentivar o peixe no cardápio da merenda escolar. “Temos um acordo firmado com o Senac, que tem um projeto chamado Cozinha Brasil. Estamos formando merendeiras, cozinheiras para inserir o peixe de forma efetiva na merenda escolar. Acreditamos que ações como esta farão com que a nova geração de adultos consuma muito mais peixe que a atual”, concluiu.

Para Francesco Tommaso, presidente da APPAERJ (Associação dos Pregoeiros de Pescados e Afins do Estado do Rio de Janeiro) e também presente, assegurou que o trabalho do ministro Eduardo Lopes tem sido importante. “O ministro tem participado de eventos que não só divulgam o peixe como apresentam a produção, o que é extremamente importante porque só depender da produção marinha é difícil. Cada vez os peixes estão mais longe, são necessárias novas tecnologias, novas embarcações e este estímulo à aquicultura é muito importante”, assegurou.

Serviço

Fique atento à Semana do Peixe

A campanha, que prosseguirá até o dia 14 de setembro em todo o País, está contando com o apoio de redes de supermercado, feiras livres, mercados públicos, bares e restaurantes, escolas, colônias e sindicatos de pescadores, centros de nutrição e, principalmente, dos consumidores.

Cada estado da federação e o DF tem a sua programação, que pode envolver atividades como palestras, cursos, seminários, venda direta de pescado, apresentações culinárias, solenidades e torneios. Nesta época, durante a campanha, as redes de supermercado costumam fazer promoções e o consumo de pescado cresce aproximadamente 30%.

Texto e foto: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest