PRB leva cerca de 70 delegados para a 3ª Conferência Nacional de Juventude

Jovens participarão de trabalho divididos entre os 11 eixos do Estatuto da Juventude.

Publicado em 18/12/2015 - 00:00

PRB leva cerca de 70 delegados para a 3ª Conferência Nacional de Juventude
Os debates se encerram neste sábado, 19, e servirão de subsídio para a formulação do Plano Nacional da Juventude

Brasília (DF) – Desde o dia 16 de dezembro, cerca de 70 jovens do PRB Juventude participam da 3ª Conferência Nacional de Juventude com o tema “As  Várias Formas de Mudar o Brasil”, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Eles estão entre os dois mil delegados e delegadas de todos os estados eleitos nas etapas presenciais e digital – por meio de um aplicativo -, e que representarão as reivindicações e lutas da juventude brasileira. Os debates se encerram neste sábado, 19, e servirão de subsídio para a formulação do Plano Nacional da Juventude.

“Mais do que propostas queremos que, após a conferência, venham os resultados. Nas edições anteriores eles aconteceram, mas não foram tão significantes. Queremos que neste ano sejam bem melhores”, apontou otimista Renato Junqueira, coordenador nacional do PRB Juventude, ao informar ainda que em 2011, o número de jovens republicanos na conferência era de apenas 13, sendo sete só do Distrito Federal. Já em 2015, além do DF, o movimento elegeu representantes em mais nove estados: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. “Nossa meta para a próxima conferência é eleger, no mínimo, 150 delegados em todo o Brasil”, avisa.

Durante a conferência, os delegados irão debater e votar propostas de políticas públicas prioritárias a serem implementadas pelos governos, em grupos de trabalho divididos entre os 11 eixos do Estatuto da Juventude: Participação, Educação Segurança, Meio Ambiente, Trabalho, Saúde, Cultura, Esporte, Diversidade, Território e Comunicação. Outros temas serão discutidos em Arenas Livres, espaços de livre participação entre os participantes da Conferência e convidados.

Na opinião de Junqueira, a delegação dos jovens republicanos, e os demais participantes, têm apresentado um grau de debate “altíssimo” e chegaram bem preparados para as discussões. “Nós chegamos com força e temos uma juventude preparada porque o PRB Juventude preza pela qualificação política dos jovens. Trabalhamos com o seguinte tripé: ações sociais, de conscientização e de política. Fazemos isso para atrair e convocar os bem-intencionados. Mas consideramos que o mais importante é a ação política porque ela qualifica o jovem e dá a ele argumentos para que, em debates como esse, ele saia da posição de espectador e seja um formador de opinião, venha se expressar e expor os ideais republicanos que ele acredita”, comentou.

conjuve-2015-renato-junqueira1-foto3-snj
Delegação republicana participando de discussões

Ainda de acordo com o líder nacional da juventude republicana, a política é a maior ferramenta de transformação social do país, mas o interesse dessa parcela da população é muito pequeno, embora o Brasil tenha 51 milhões de jovens. “São poucos os que estão engajados na política, que gostam de política ou que querem fazer política. Por isso, o nosso maior objetivo é trazer o jovem para a política porque para mudarmos o cenário político e garantirmos o futuro político do nosso país, nós precisamos de estadistas, de jovens honestos, sinceros, e que venham olhar para a população e não para o seu próprio umbigo. Queremos que o jovem entenda que a política é ótima, necessária e democrática”, destacou.

“Pepe” Mujica

conjuve-2015-renato-junqueira1-foto1-prbjuventudeConvidado de honra, o senador e ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, e sua esposa e também senadora, Lucía Topolansky, participaram, no dia 16/12, de uma conversa com coletivos de comunicação de diversas partes do país. Os midialivristas são responsáveis por realizar a cobertura colaborativa da 3ª Conferência Nacional de Juventude.

Sobre a juventude, Mujica deixou seu recado: “Vocês não são melhores nem piores do que nós quando éramos jovens; são diferentes. Vocês têm o direito de cometer seus erros, mas serão infames se cometerem os mesmos erros que nós cometemos”.

1º Congresso Nacional da Juventude Republicana

Autor do projeto #BoraReagir, Renato Junqueira está à frente da organização do 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana no dia 30 de janeiro, na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) para debater políticas públicas voltadas para os jovens, definir as diretrizes de trabalho do movimento e estabelecer metas de crescimento em todo o Brasil.

Para os jovens que desejarem participar das caravanas nos estados, basta solicitar informações pelo telefone (61) 3366-3986 ou pela página do PRB Juventude no Facebook: https://www.facebook.com/PRBJuventudeNacional

congresso-nacional-prb-juventude-janeiro-2016

 

Por Agência PRB Nacional, com informações da Secretaria Nacional de Juventude
Fotos: PRB Juventude

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend