Secretaria lança cartilha com direitos legais dos idosos

Secretaria lança cartilha com direitos legais dos idosos

Publicação visa auxiliar a sociedade a conhecer os direitos da pessoa idosa previstos na legislação.

 

Brasília (DF) – A população idosa possui uma série de direitos que devem ser respeitados, mas, frequentemente, não sabe como proceder para cobrar o cumprimento da lei. Pensando nisso, a Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal lançou, nesta quarta-feira (1º), a Cartilha do Idoso – A Pessoa Idosa e seus Direitos Legais.

secretaria-lanca-cartilha-com-direitos-legais-dos-idosos-ricardo-quirino-prb-foto-ascomsei-02-10-14-02O objetivo é auxiliar a sociedade a conhecer os direitos previstos na legislação, bem como orientar sobre como e onde exigir que sejam respeitados. O lançamento ocorreu no dia em que é comemorado o Dia do Idoso. De acordo com o secretário da pasta, Ricardo Quirino, a cartilha é uma forma de mostrar e informar a importância da valorização da pessoa com idade acima dos 60 anos.

“É preciso que essa parcela da população saiba e cobre seus direitos, além de conhecer os programas do governo em diversas áreas. Muitos deles não sabem, por exemplo, que eles têm direito a descontos em eventos e isenção do IPTU. Então, essa cartilha foi elaborada como uma forma de mantê-los atentos a tudo que foi criado especialmente para eles”, explicou o secretário.

secretaria-lanca-cartilha-com-direitos-legais-dos-idosos-ricardo-quirino-prb-foto-ascomsei-02-10-14-05A data também comemora a criação do Estatuto do Idoso, que completa 11 anos e traz os direitos e garantias dessa parcela da população. É importante frisar que a violação de tais direitos é prevista em lei como crime.

Comemoração

Aos 85 anos, Maria Januário Pacheco diz conhecer alguns itens da cartilha, como o direito ao assento preferencial no transporte público e à prioridade em filas. “Acho importante essa iniciativa, pois nem sempre temos apoio ou sabemos o que podemos cobrar. Essa cartilha veio em boa hora e é de grande valia para todos nós, idosos”, afirmou.

secretaria-lanca-cartilha-com-direitos-legais-dos-idosos-ricardo-quirino-prb-foto-ascomsei-02-10-14-03Quem também comemorou a novidade foi dona Lucrécia Magnussi, 84 anos, para ela muitos têm noção de que os direitos existem, mas não correm atrás deles. “O idoso sofre discriminação e isso tem de mudar. Nós, tendo em mãos uma ajuda dessas, teremos mais segurança e conhecimento para cobrarmos das autoridades quando formos desrespeitados”, disse.

A população idosa conta, ainda, com uma ouvidoria especial. O Disque Idoso funciona pelo telefone 156, opção 8.

 

Texto e foto: Ascom – SEI / DF

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest