Secretaria Especial do Idoso lança cartilha de segurança

Secretaria Especial do Idoso lança cartilha de segurança

A cartilha será distribuída em postos comunitários e blitze da PM

 

Brasília (DF) – Uma cartilha com dicas de segurança e de prevenção a golpes frequentes contra idosos foi lançada pela Secretaria Especial do Idoso, em parceria com a Polícia Militar. O material faz parte da Campanha de Prevenção de Segurança para Pessoa Idosa, que prevê, ainda, a divulgação de informações por meio de palestras e cartazes.

Segundo o secretário do Idoso, Ricardo Quirino (PRB), foram 1.205 casos de violência contra o idoso em 2012, de acordo com os últimos dados que temos. Uma pessoa orientada dificilmente cairia em uma armadilha. “Nosso trabalho é fazer essa prevenção e também queremos envolver a família toda”, disse o secretário.

24_03_14_destaque03_ricardo_quirino003De acordo com o coronel Venturim, Chefe do Estado Maior da PMDF, é importante envelhecer com a exata noção sobre os quesitos relacionados à segurança. “Nossa corporação é movida pelo espírito de bem-estar como um todo e por este motivo a PMDF sempre estará engajada em ações que visem a segurança de qualquer que seja o segmento da sociedade”, frisou o coronel.

“Eu já sofri duas tentativas de golpe. Essa cartilha é importantíssima e necessária porque nos ensina a nos defender”, disse Eleci Barbosa, de 74 anos, ao receber o material.

A cartilha será distribuída em postos comunitários e blitze da PM, traz orientações de segurança contra golpes nas ruas e no banco, o material tem também dicas de como evitar problemas em casa. As principais orientações são: nunca aceitar serviços não requisitados ou abrir a porta sem ter certeza de quem bate.

No banco, é recomendável que o idoso não entregue seu cartão magnético a ninguém e nunca peça a ajuda de estranhos, nem se afaste do caixa eletrônico caso o cartão fique preso.

24_03_14_destaque03_ricardo_quirino002Com relação às ocorrências mais frequentes, como o falso sequestro, a 24_03_14_destaque03_destaque03_ricardo_quirino_004recomendação é não atender as exigências, por mais violentas que sejam as supostas ameaças, tentar fazer contato com a pessoa que o golpista alega ter sequestrado e contatar a polícia. Quanto ao bilhete de loteria premiado, o idoso não deve aceitar esse tipo de oferta e deve pedir ajuda em uma loja mais próxima.

“São situações típicas do nosso dia a dia, com linguagem simples, de fácil entendimento. Tenho certeza de que, se nos depararmos com essas situações, saberemos reagir”, elogiou Elmo Fernandes, presidente da Associação dos Idosos do Cruzeiro.

Caso o golpe tenha sido bem-sucedido, o idoso pode pedir auxílio pelos telefones: 156 – Opção 8 – Disque idoso; 190 – Polícia Militar; 193 – Corpo de Bombeiros; e 192 – SAMU.

Texto e fotos: Ascom – Secretaria do Idoso do DF

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!