Secretaria Especial do Idoso lança cartilha de segurança

Secretaria Especial do Idoso lança cartilha de segurança

A cartilha será distribuída em postos comunitários e blitze da PM

 

Brasília (DF) – Uma cartilha com dicas de segurança e de prevenção a golpes frequentes contra idosos foi lançada pela Secretaria Especial do Idoso, em parceria com a Polícia Militar. O material faz parte da Campanha de Prevenção de Segurança para Pessoa Idosa, que prevê, ainda, a divulgação de informações por meio de palestras e cartazes.

Segundo o secretário do Idoso, Ricardo Quirino (PRB), foram 1.205 casos de violência contra o idoso em 2012, de acordo com os últimos dados que temos. Uma pessoa orientada dificilmente cairia em uma armadilha. “Nosso trabalho é fazer essa prevenção e também queremos envolver a família toda”, disse o secretário.

24_03_14_destaque03_ricardo_quirino003De acordo com o coronel Venturim, Chefe do Estado Maior da PMDF, é importante envelhecer com a exata noção sobre os quesitos relacionados à segurança. “Nossa corporação é movida pelo espírito de bem-estar como um todo e por este motivo a PMDF sempre estará engajada em ações que visem a segurança de qualquer que seja o segmento da sociedade”, frisou o coronel.

“Eu já sofri duas tentativas de golpe. Essa cartilha é importantíssima e necessária porque nos ensina a nos defender”, disse Eleci Barbosa, de 74 anos, ao receber o material.

A cartilha será distribuída em postos comunitários e blitze da PM, traz orientações de segurança contra golpes nas ruas e no banco, o material tem também dicas de como evitar problemas em casa. As principais orientações são: nunca aceitar serviços não requisitados ou abrir a porta sem ter certeza de quem bate.

No banco, é recomendável que o idoso não entregue seu cartão magnético a ninguém e nunca peça a ajuda de estranhos, nem se afaste do caixa eletrônico caso o cartão fique preso.

24_03_14_destaque03_ricardo_quirino002Com relação às ocorrências mais frequentes, como o falso sequestro, a 24_03_14_destaque03_destaque03_ricardo_quirino_004recomendação é não atender as exigências, por mais violentas que sejam as supostas ameaças, tentar fazer contato com a pessoa que o golpista alega ter sequestrado e contatar a polícia. Quanto ao bilhete de loteria premiado, o idoso não deve aceitar esse tipo de oferta e deve pedir ajuda em uma loja mais próxima.

“São situações típicas do nosso dia a dia, com linguagem simples, de fácil entendimento. Tenho certeza de que, se nos depararmos com essas situações, saberemos reagir”, elogiou Elmo Fernandes, presidente da Associação dos Idosos do Cruzeiro.

Caso o golpe tenha sido bem-sucedido, o idoso pode pedir auxílio pelos telefones: 156 – Opção 8 – Disque idoso; 190 – Polícia Militar; 193 – Corpo de Bombeiros; e 192 – SAMU.

Texto e fotos: Ascom – Secretaria do Idoso do DF

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest