Secretaria de Desenvolvimento Social comemora o Dia Mundial da Alimentação em São Paulo

Rogerio Hamam reforça a importância de um prato saudável na mesa dos cidadãos.

Publicado em 17/10/2014 - 00:00

Secretaria de Desenvolvimento Social comemora o Dia Mundial da Alimentação em São Paulo
Rogerio Hamam reforça a importância de um prato saudável na mesa dos cidadãos.

 

São Paulo (SP) – A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) realizou uma comemoração alusiva ao Dia Mundial da Alimentação (16/10). A Secretaria é responsável por dois programas estaduais de segurança alimentar: Bom Prato e Vivaleite.

“Acredito que atividades em dias comemorativos nos provocam reflexões e aprendizados. É muito importante trazer a questão da boa alimentação para o público da Secretaria. Aprendi com as nutricionistas dos programas que fazer uma boa alimentação não é fazer dieta e, sim, estar bem alimentado, com todos os nutrientes e vitaminas”, destacou o secretário Rogerio Hamam (PRB).

O evento, que lotou o auditório da Seds, teve como tema a Alimentação Saudável. “Devemos sempre estar atentos com nossa alimentação. O prato saudável deve conter 50% de vegetais, 25% de carboidratos e 25% de proteínas. Lembrando que devemos nos alimentar a cada 3 horas”, disse a diretora do departamento de nutrição, Renata Lima. O público também pôde tirar dúvidas sobre temas como: gordura trans, gordura saturada, diet X light, além de assistir ao documentário “Muito além do peso”.

O programa Bom Prato, criado em 2000, propicia à população carente, uma alimentação saudável a preços acessíveis. Hoje, são 47 restaurantes populares distribuídos pela capital, litoral e interior do Estado de São Paulo que oferecem à população de baixa renda, mais de 80 mil refeições por dia, com qualidade e alto teor calórico, tudo a R$ 1, valor mantido desde a inauguração do primeiro restaurante. Em cada unidade há um nutricionista que supervisiona o preparo das refeições e assegura as condições higiênico-sanitárias dos alimentos, garantindo uma refeição segura, equilibrada e saudável.

Outro programa da Secretaria que merece destaque é o Vivaleite. Lançado em 1999, o programa distribui 115 milhões de litros de leite enriquecido distribuídos por ano, beneficiando aproximadamente 520,5 mil crianças em todo Estado de São Paulo e mais de 111,5 mil idosos na Capital e Grande São Paulo. O leite distribuído é enriquecido com Ferro e Vitaminas A e D. O objetivo é oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda, além de gerar, de forma indireta, novos empregos no campo.

Texto: Rafael Castilho / Ascom – Seds
Foto: Ascom – Seds

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend