Republicano quer ampliar programa ‘Agente Mirim de Defesa Civil’

Republicano quer ampliar programa ‘Agente Mirim de Defesa Civil’

“Quando se trata de salvar uma vida, qualquer segundo pode ser crucial”, destaca Eduardo Matias.

 

São Paulo (SP) – Preocupado com a segurança da população, o candidato a deputado federal, advogado e especialista em defesa civil Eduardo Matias (PRB-SP) criou, em 2007, o programa ‘Agente Mirim de Defesa Civil’ para ensinar crianças e adolescentes como devem agir em caso de acidentes ou desastres naturais, tais como enchentes, deslizamentos de terra, temporais, e também alertá-las sobre os perigos das drogas.

Implantado em mais de 19 municípios do Estado de São Paulo, cerca de 8 mil crianças já participam do programa. “Esse número só tem a aumentar, meu objetivo é ampliar o programa por todo o Estado e, futuramente, por todo o país”, afirma Matias.

Segundo o republicano, a maioria da população desconhece o telefone da Defesa Civil e, em casos de desastres, acabam ligando para a Polícia (190), quando o correto seria contatar a defesa civil, que tem todo o aparato para dar as primeiras instruções. “Quando se trata de salvar uma vida, qualquer segundo pode ser crucial”, concluiu.

O número de emergência para contatar a Defesa Civil é o 199, está no ar 24 horas por dia e conta com médicos de plantão para dar os primeiros atendimentos pelo próprio telefone.

eduardo-matias-defesa-civil-programa-agente-mirim-defesa-civil-foto-prb-sp2-22-07-14Projeto de campanha

Candidato pelo PRB, Matias quer ampliar o programa de conscientização por todo o país, defender e elevar a importância da Defesa Civil. “Fiz uma pesquisa em 2010 com mil pessoas para saber quem conhecia os quatro números de emergência e somente quatro pessoas me responderam. Isso é um dado alarmante, pois o principal órgão responsável pela prevenção de desastres e socorro está esquecido, e quem sofre com isso é a própria população que sobrecarrega os outros órgãos como os Bombeiros e o SAMU, aumentando a demanda, o que faz com que demore mais para o socorro chegar até a vítima”.

Sobre sua inserção na política, Matias explica: “Filiar-me ao PRB foi uma excelente escolha. Juntos poderemos erguer essa bandeira, conscientizar a população e diminuir consideravelmente o número de vítimas em acidentes e desastres naturais”.

Defesa Civil

A Defesa Civil é o órgão especializado em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Entre outras medidas, cabe a ela coordenar e supervisionar as ações de defesa civil, manter e atualizar as informações específicas, elaborar e implementar programas e projetos, prever recursos orçamentários para as ações assistências, capacitar recursos humanos, providenciar a distribuição e controle de suprimentos e propor a decretação ou homologação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública.

As ações de defesa civil têm a função básica de proteger a vida, por meio de ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção.

Texto: Aline Farias / Ascom – PRB São Paulo
Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest