Quirino participa do 7º Congresso de Geriatria e Gerontologia

Especialistas promoveram palestras sobre variados temas relacionados ao cuidado com o idoso

Publicado em 30/9/2013 - 00:00

Quirino participa do 7º Congresso de Geriatria e Gerontologia
O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

 

Brasília (DF) – O secretário do Idoso Ricardo Quirino (PRB) participou do 7º Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia, promovido pela Sociedade de Geriatria e Gerontologia do Distrito Federal (SBGG-DF). O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com o tema “Envelhecer: compreender para viver melhor!”, como discussão, o grande desafio do envelhecimento.

“Sabemos que os idosos do Distrito Federal vem crescendo de forma acelerada, e essa participação da Secretaria do Idoso neste Congresso traz reconhecimento do nosso trabalho para com os idosos. Agradeço ao Dr. Renato Maia pela confiança e credibilidade que nos passou no dia em que a Secretaria do Idoso foi criada”, disse o secretário do Idoso Ricardo Quirino.

Em três dias de encontro, congressistas das cinco regiões do Brasil participarão de palestras ministradas por profissionais qualificados sobre temas relacionados ao cuidado com o idoso. A intenção é discutir e ampliar a participação dos diversos profissionais envolvidos.

Representando o governador Agnelo Queiroz, a primeira-dama, Ilza Queiroz, participou da abertura e salientou a importância do evento na capital federal. “Queremos que tenha visibilidade a discussão sobre o tratamento que queremos para o idoso. É importante que todos implantem em suas cidades o que for aprendido neste congresso”, afirmou.

Segundo recente pesquisa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população idosa do DF soma pouco mais de 326 mil pessoas, equivalente a 12,8% da população total do DF. “Acima da média nacional”, explicou o presidente da SBGG-DF, Marco Polo Freitas.

De acordo com Freitas, o congresso tem um papel importante para essa grande parcela da população. “Esperamos contribuir com a qualificação de profissionais e na construção de um futuro com independência, autonomia e dignidade para a pessoa idosa”, completou.

No congresso foram discutidos os seguintes temas:

– Envelhecimento populacional: desafios na agenda política brasileira;

– Educação em Geriatria e Gerontologia: da Universidade à assistência;

– Assistência à pessoa idosa: Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade;

– Doenças crônicas não-transmissíveis: prevenir, cuidar e evitar iatrogenia;

– Demências e transtornos cognitivos: desafios no diagnóstico e na terapêutica;

– Fragilidade e fragilização da pessoa idosa;

– Cuidados de longa duração: instituições e família;

– Funções, direitos e suporte aos cuidadores;

– Envelhecimento ativo e participativo.

Texto e foto: Ascom SEI/DF, com informações da Agência Brasília

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend