Projeto Vivaleite recebe apoio para realizar melhorias

Fornecedores são recebidos pelo coordenador de Segurança Alimentar, Aildo Rodrigues: compromisso mútuo

Publicado em 13/3/2014 - 00:00

Projeto Vivaleite recebe apoio para realizar melhorias
O encontro inédito serviu para selar um compromisso mútuo entre o Governo do Estado e os produtores no sentido de aperfeiçoar o projeto, um dos maiores e mais importantes do Brasil

 

São Paulo (SP) – O coordenador de Segurança Alimentar (Cosan) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Aildo Rodrigues (PRB-SP), recebeu nesta manhã, em São Paulo, cerca de 90% dos representantes de laticínios fornecedores de leite do Projeto Vivaleite. O encontro inédito serviu para selar um compromisso mútuo entre o Governo do Estado e os produtores no sentido de aperfeiçoar o projeto, um dos maiores e mais importantes do Brasil.

Ao lado do diretor do Vivaleite, Antônio Carlos Pupo de Freitas, Rodrigues pediu empenho das empresas quanto à qualidade do produto, logística de distribuição e de armazenamento, além de auxiliarem na visibilidade do projeto por todo o interior de São Paulo. “Foi um encontro produtivo que teve como objetivo encontrar caminhos que nos levem a melhorar ainda mais este que é talvez o maior projeto de segurança alimentar do Brasil”, disse o coordenador.

13_03_14_destaque03_secretaria_de_desenvolvimento_sp001Outro ponto discutido está relacionado à ampliação da distribuição. De acordo com Rodrigues, o atendimento está entre 7% e 9% abaixo da capacidade licitada. “Há muitos municípios que podem e precisam aumentar o número de inscritos no Vivaleite. Com isso podemos beneficiar aqueles que mais precisam”, explica o coordenador. Para Rodrigues, é fundamental aliar a busca pela excelência do projeto com a demanda social.

Informatização do Vivaleite

Um dos maiores esforços da Cosan está na informatização do Projeto Vivaleite. O objetivo é fornecer um cartão magnético a cada um dos beneficiados. A distribuição será controlada por meio de uma central inteligente. “Acreditamos que com essa medida daremos mais um importante passo no controle do desperdício. Com os eventuais remanejamentos atenderemos a quem realmente precisa do leite”, conclui Aildo Rodrigues.

Projeto Vivaleite

13_03_14_destaque03_secretaria_de_desenvolvimento_sp003O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e Vitaminas A e D. Cada beneficiário recebe 15 litros de leite por mês. Em janeiro de 2011, sua gestão foi transferida da Secretaria de Agricultura para a Secretaria de Desenvolvimento Social.

O projeto tem o objetivo de oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda, além de gerar, de forma indireta, novos empregos no campo.

São 115 milhões de litros de leite enriquecido distribuídos por ano, beneficiando aproximadamente 520,5 mil crianças e mais de 111,5 mil idosos em todo Estado de SãoPaulo.

 

Texto: Diego Polachini
Fotos: Renata Gobatti

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend