Projeto de Julio Cesar proíbe exposição de animais domésticos em pet shops e feiras do DF

Projeto de Julio Cesar proíbe exposição de animais domésticos em vitrines e gaiolas de pet shops e feiras do DF

Julio Cesar destaca que a grande maioria desses ambientes está longe do ideal

 

Brasília (DF) – A Câmara Legislativa do Distrito Federal analisa o Projeto de Lei nº 788/2015, de autoria do deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF), que proíbe a venda e a exposição de animais domésticos em vitrines e gaiolas em estabelecimentos comerciais de exibição, tratamento, higiene e estética, como pet shops, clínicas veterinárias, parques de exposições e feiras.

O republicano explica que esses estabelecimentos comerciais deverão assegurar a esses animais locais que proporcionem um ambiente livre de excesso de barulho, poluição e protegido contra intempéries ou situações que causem estresse, bem como luminosidade adequada. Além disso, deverão garantir conforto, segurança, higiene, proteção contra corrente de ar excessiva, além de fácil acesso à água e alimentos e possuam espaço suficiente para os animais se movimentarem. Segundo o parlamentar, a medida não se aplicará a aves domésticas.

“É comum ver em estabelecimentos como pet shops ou em feiras de animais, vários filhotes amontoados, ocupando, muitas vezes, um espaço de aproximadamente 1 metro quadrado para mais de 15 cães. Há também os casos em que se misturam cães de raças diferentes, de vários tamanhos e temperamentos, e até mesmo animais de espécies diferentes”, aponta Julio Cesar.

O republicano destaca que a grande maioria desses ambientes está longe do ideal. “Esses locais deveriam, no mínimo, proporcionar um ambiente livre de excesso de barulho e poluição, luminosidade adequada”, relata o deputado do PRB ao destacar que ainda há muito o que ser feito pelo bem-estar e segurança dos animais.

O estabelecimento que não cumprir as normas poderá ser penalizado com advertência por escrito, multa que pode variar de R$ 500 a R$ 20 mil, bem como a apreensão dos animais.

Fonte: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest