Programa Qualifica Piauí chega às unidades prisionais do Estado

A aula inaugural do curso contou com a presença do secretário do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, o republicano Gessivaldo Isaías.

Publicado em 28/5/2015 - 00:00

Programa Qualifica Piauí chega às unidades prisionais do Estado
Inicialmente, o programa beneficiará os detentos da Colônia Agrícola Major César, onde foi realizada a aula inaugural nesta quinta-feira (28).

 

Teresina (PI) – Com o objetivo de ofertar uma nova oportunidade aos internos e egressos do sistema prisional do Piauí, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), comandada por Gessivaldo Isaías (PRB-PI), em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus), leva qualificação socioprofissional a este público. A capacitação chega às penitenciárias por meio do programa Qualifica Piauí, que oferece cursos gratuitos em unidades móveis.

Inicialmente, o programa beneficiará os detentos da Colônia Agrícola Major César, localizada no município de Altos, região metropolitana de Teresina. A aula inaugural do curso foi realizada na manhã desta quinta-feira (28) e seguirá preparando os internos na área de Construção Civil. “Já fui pastor responsável por presídios e foi aqui que abri os olhos e a mente para a importância da ressocialização. Vocês cometeram erros, mas merecem a chance de refazer a vida”, disse o secretário da Setre, Gessivaldo Isaías.

caminhao-qualifica-pi-prb-28-05-15-foto-ascomNa oportunidade o gestor republicano ainda falou da conciliação entre a capacitação e a lei de sua autoria, que determina a reserva de vagas de emprego aos egressos das unidades prisionais. “No momento em que qualifico essas pessoas, estarei os enquadrando numa lei vigente, na qual 5% das vagas são destinadas a eles. Após a capacitação, eles já estarão aptos para sair daqui e trabalhar nessas empresas que serão detectadas por nós, tendo, dessa forma, um salário digno e sendo inseridos na sociedade de uma maneira justa”, explicou.

Para o deputado Fábio Abreu, que representou o governador Wellington Dias no evento, a iniciativa ofertará pontos positivos para o Estado. “Quero reforçar a preocupação do governador com investimentos, qualificação e inserção dos piauienses no mercado de trabalho. Os serviços de pedreiro sempre são muito procurados e se vocês levarem a sério, sem dúvidas irão colher bons frutos” ressaltou.

Detento na Colônia há seis meses, o jovem José Lucas nunca trabalhou como pedreiro, mas pretende se especializar. “É a primeira vez que participo de um programa como este e estou muito empolgado. Com o curso, novas portas serão abertas para nós. É uma forma de poder sair e já ter uma opção de trabalho, uma nova meta de vida, um futuro melhor que o presente”, disse.

O Qualifica Piauí é um programa realizado pela Setre, que foi resgatado no governo Wellington Dias e pela primeira vez capacita o público das penitenciárias. Nos caminhões itinerantes, onde os cursos são ministrados, os alunos contam com toda a estrutura necessária para a realização de atividades práticas e teóricas que os proporcionarão a chance de ingressar no mercado de trabalho, gerar a sua própria renda e aumentar a qualidade de vida.

Texto e fotos: Ascom / Setre
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend