PRB Gaúcho promove debate sobre reforma política em Santa Maria

PRB Gaúcho promove debate sobre reforma política em Santa Maria

Segundo Carlos Gomes, a reforma política deve servir para fortalecer a democracia e nunca corrompê-la.


Santa Maria (RS)
– No último sábado (30), o PRB Rio Grande do Sul promoveu um debate sobre o projeto da reforma política que está sendo analisado pelo Congresso Nacional. O conjunto de propostas para a reorganização das regras do sistema político eleitoral brasileiro foi apresentado no município de Santa Maria pelo deputado federal Carlos Gomes, presidente do PRB Gaúcho.

O encontro de mobilização do “Projeto 10 no Rio Grande” foi prestigiado não só pela militância republicana, como também por lideranças de outras agremiações partidárias e comunidade santa-mariense. Carlos Gomes apresentou os pontos já definidos da reforma política, a posição do PRB nos itens em discussão e as perspectivas da sigla para as eleições do próximo ano.

“A reforma política deve servir para fortalecer a democracia, nunca para corrompê-la. Estamos atentos às questões que afetam a participação do PRB no cenário político, lembrando que todas as decisões dos representantes republicanos não são tomadas verticalmente, mas sempre considerando o posicionamento das nossas bases e o compromisso que temos com a nação”, lembrou Gomes.

PRB-RS-Santa-Maria-Reforma-Política-Anajara-Nowatzki-foto-Leonardo Bueno2-02-06-15O encontro também trouxe à tona a discussão sobre direitos políticos das minorias e o papel do PRB no empoderamento de segmentos diversos da sociedade. A coordenadora do PRB Mulher de São Leopoldo, Anajara Nowatzki, fez um apelo às mulheres republicanas, ressaltando a necessidade de ocupação efetiva dos espaços de poder. “Participar é mais que um direito, temos o dever de nos lançar na política. As mulheres são capazes, exercem protagonismo no mercado de trabalho, em casa e na sociedade. Merecemos nosso espaço e temos o compromisso de marcar posição também na política”, sustentou.

Integrantes da Associação de Surdos de Santa Maria participaram do debate e tiveram suas reivindicações defendidas na tribuna pelo professor Cristian Strack, representante da comunidade surda e do PRB Canoas. “Ser surdo no Brasil é ser um estrangeiro em seu próprio país. Nós trabalhamos, contribuímos e queremos respeito. Não somos marionetes! Precisamos participar das decisões que afetam as nossas vidas e no PRB temos garantido hoje um espaço de luta”, reconheceu Strack.

O presidente do PRB de Santa Maria, Alexandre Vargas, deu as boas-vindas aos novos republicanos que tiveram suas fichas abonadas pelo deputado Carlos Gomes e anunciou que o partido já deu a largada rumo à conquista de uma cadeira no legislativo municipal.

Lançado em janeiro pelo PRB Gaúcho, o “Projeto 10 no Rio Grande” está percorrendo o estado com encontros regionais para preparar a militância e lideranças para o pleito eleitoral de 2016. Eventos alusivos ao projeto já foram promovidos em Porto Alegre, Torres, Rio Grande, Erechim, Bagé e Santa Maria. Dois novos encontros estão marcados para julho: dia 11 na serra gaúcha, em Caxias do Sul, e no dia 25 em Uruguaiana, na Fronteira Oeste.

Texto: Karine Bertani – Ascom PRB Rio Grande do Sul
Fotos: Leonardo Bueno 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest