MTE aponta Piauí como líder em geração de empregos

MTE aponta Piauí como líder em geração de empregos

“Nosso dever é trabalhar para que o nosso estado cresça na economia e no ramo de empregos e serviços”, disse o secretário Gessivaldo Isaías

Teresina (PI) – Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego através de dados coletados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais) no ano de 2015 o Piauí foi o Estado com o saldo mais positivo na criação de empregos formais no país. A pesquisa foi divulgada na sexta-feira (16) e ressalta que o Piauí formalizou somente no ano passado, 3.046 vagas.

O Rais foi instituído pelo Decreto nº 76.900/75, que obriga as empresas a prestar declaração anual ao MTE. Sua cobertura abrange o universo dos empregados celetistas, estatutários, avulsos, temporários, dentre outros. As informações são separadas por dados de remuneração, grau de instrução, ocupação, nacionalidade, além de setores de atividade econômica, área geográfica e outras.

Mesmo antes de 2015, o único ano no qual o Piauí não ultrapassou a faixa de formalização acima dos 10 mil empregos foi em 2007, com apenas 5.583. Segundo o recorte geográfico os dados mostram que as três unidades da Federação com crescimento positivo no ano foram o Piauí com (+ 3 mil postos), Acre (+2,8 mil postos); e Roraima (+2,2 mil postos). Nos outros estados houve queda no nível de empregabilidade. As quedas maiores foram na região Sudeste (-900,3 mil postos), no Nordeste (-233,6 mil postos) e no Sul (-217,2 mil postos).

No Piauí os setores que mais empregaram foi o de serviços e comércio. Sobre a faixa etária, as pessoas com 30 a 39 anos são as mais contratadas.
O secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías (PRB), comemora o crescimento dos números de empregabilidade do estado e ressalta a importância do trabalho da secretaria dentro dos resultados. “Nosso dever é trabalhar para que o nosso estado cresça na economia e no ramo de empregos e serviços, e com a pesquisa vimos que os trabalhos voltados à qualificação profissional e ao empreendedorismo têm ajudado bastante a nossa população”, declarou.

O número de empregados em relação aos portadores de deficiência (PCD) cresceu 5,75%, resultando em um acréscimo de 22 mil empregos, na comparação com 2014. Com esse resultado, o universo formal passou a contar com 403,2 mil vínculos com PCD, o que corresponde a um percentual de 0,84% do total dos vínculos empregatícios da Rais 2015.

Dados

A Rais é um instrumento utilizado pelo governo para identificar os trabalhadores com direito ao recebimento de abono salarial. Os dados são compartilhados e servem de apoio para estudo e execução de diversas ações governamentais, como a fiscalização trabalhista, a gestão do FGTS, dos beneficiários da previdência e da assistência social. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) é também uma das instituições do estado que trabalha para auxiliar no crescimento da economia e da empregabilidade através do fortalecimento do empreendedorismo, qualificações profissionais e ofertas de empregos.

As informações da Rais ainda permitem o controle da mão de obra estrangeira no País, auxilia na definição das políticas de formação de mão de obra, gerando estatísticas sobre demanda e oferta de emprego mercado de trabalho formal. Ao todo foram 8,3 milhões de estabelecimentos que declaram a Rais no país.

Texto e foto: Ascom – Setre/PI
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!