Marcos Jorge destaca importância das oficinas de fotografia para estudantes de Roraima

Entre os dias 09 e 14 de novembro, será realizado em Roraima a oficina “Fotografia, Periferia e Memória”.

Publicado em 4/11/2015 - 00:00

marcos-jorge-prb-programas-de-oficinas-de-fotografia-roraima-foto-ascom-04-11-15
Entre os dias 09 e 14 de novembro, será realizado em Roraima a oficina “Fotografia, Periferia e Memória”.

 

Boa Vista (RR) – A Fundação Nacional de Artes (Funarte) promoverá entre os dias 09 e 14 de novembro, a oficina “Fotografia, Periferia e Memória”. O evento acontece em parceria com o Governo do Estado e será realizado na videoteca do Palácio da Cultura, Nenê Macaggi, das 9h às 20 horas.

O secretário de Cultura de Roraima, Marcos Jorge (PRB), explica que o Programa de Oficinas de Fotografia tem o objetivo de promover a capacitação nos campos da preservação e conservação da produção fotográfica e da fotografia digital. “Os cursos foram planejados para colaborar na formação de estudantes, profissionais e demais participantes. É uma capacitação gratuita e proveitosa para pessoas desta área. Os professores convidados para ministrar todas as oficinas do programa são profissionais de larga experiência. E aos alunos que participarem de, no mínimo, 75% das aulas serão concedidos certificados”, ressaltou o republicano

Segundo o representante da Regional Norte/Nordeste da Funarte, Naldinho Freire, a oficina em Roraima buscará mapear o significativo crescimento da produção fotográfica nas comunidades populares brasileiras a partir dos anos 2000 e projetar sua atuação na produção de novos padrões de memória social. “Durante a oficina vai ser apresentado um trabalho realizado pelo Observatório de Favelas (Maré, Rio de Janeiro), instituição que abriga a Escola de Fotógrafos e a Agência Imagens do Povo, criado em 2004 pelo fotografo João Roberto Ripper – que alcançou constante e expressiva repercussão no Brasil e no exterior”, será um momento bem produtivo aos participantes”, disse.

Curso

O curso é gratuito e têm carga horária de 30h/aula, tendo como público-alvo estudantes, fotógrafos, conservadores, profissionais de instituições detentoras de acervos fotográficos e de outras áreas afins. Foram disponibilizadas 30 vagas.

Inscrições

Os interessados em participar da capacitação podem procurar o Departamento de Promoção Cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) no horário de 7h30 às 13h30, com documentos pessoais, até o dia 7 de novembro, para realizar a inscrição. As vagas serão preenchidas pelos primeiros inscritos até formar a turma. A relação com o nome dos participantes será publicada no dia 8, no site da Secult no endereço: www.secult.rr.gov.br e no mural do departamento de Promoção Cultural.

Comemorações

No dia 19 de agosto, data que se comemora o Dia Internacional da Fotografia, a Funarte lançou um conjunto de oficinas relacionadas a essa linguagem artística, em parceria com importantes instituições do país ligadas à área. Os cursos serão realizados até o final de novembro de 2015, em estados de quatro regiões do país: Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

 

Fonte: Ascom  – Secretaria de Cultura de Roraima

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend