Em audiência pública, Quirino pede fiscalização dos cursos de Cuidador de Idosos

Em audiência pública, Quirino pede fiscalização dos cursos de Cuidador de Idosos

Republicano participou de debate na Câmara dos Deputados.

 

Brasília (DF) – O ex–deputado federal e atual secretário do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino (PRB), participou na última terça-feira(15), na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, de uma audiência pública sobre Política Nacional do Cuidador. O debate reuniu vários especialistas.

Quirino, que há três anos é responsável pela pasta do Idoso no DF, citou vários pontos importantes sobre o tema. Dentre eles, a situação jurídica do cuidador, a flexibilização na aposentadoria para pessoas que deixam de exercer o trabalho para se tornarem um cuidador, e a fiscalização que se deve ter, em relação a cursos de cuidadores anunciados em cartazes e faixas espalhados pelas cidades.

“Nos deparamos todos os dias com anúncios de cursos de cuidadores, será mesmo que aquele anunciante está apto a ministrar cursos?”, indaga Quirino, pedindo uma fiscalização do próprio Conselho do Idoso, neste caso.

Mais-rigor-na-fiscalizacao-Cursos-Cuidador-idosos-pedido-Ricardo-Quirino-002-17-07-14Em sua exposição, a diretora de Projetos do Instituto Baresi (organização direcionada a pessoas com doenças raras), Adriana Dias, defendeu políticas públicas de amparo ao cuidador nos âmbitos da saúde psicológica, do convívio social e da geração de renda.

Já o coordenador-geral de Estudos Previdenciários do Ministério da Previdência Social, Emanuel de Araújo Dantas, disse que a criação de benefício previdenciário para os cuidadores, semelhante ao existente para os aposentados por invalidez, não pode ser feita de imediato, por depender de estudos sobre a disponibilidade orçamentária.

Para a coordenadora de Certificação e Orientação Profissional do Ministério do Trabalho e Empego, Mariângela Coelho, incluir os cuidadores na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é importante para consolidar o perfil profissional dos cuidadores e direcionar a eles cursos específicos.

De acordo com a Comissão, a criação de grupo interministerial, de que participará a sociedade civil, e a realização de novo debate em dezembro são os próximos passos para a criação da Política Nacional de Cuidadores.

Fonte e fotos: Socorro Araújo / Ascom – secretaria do Idoso / DF
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest