Gessivaldo Isaías quer que cursos de capacitação cheguem às unidades prisionais do Piauí

Gessivaldo Isaías quer que cursos de capacitação cheguem às unidades prisionais do Piauí

Setre e Sejus firmam parceria para beneficiar internos e egressos do sistema prisional do Piauí.

 

Teresina (PI) – Uma parceria entre as Secretarias Estaduais do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), comandada por Gessivaldo Isaías (PRB) e de Justiça (Sejus), vai levar cursos de capacitação às unidades prisionais do Piauí. Os cursos serão iniciados a partir do próximo mês e, paralelo à profissionalização, a Secretaria de Justiça quer avançar na oferta de vagas de emprego, tanto para internos como para os egressos do sistema prisional.

“Vamos firmar um termo de cooperação com a Secretaria do Trabalho e queremos integrar a capacitação ao cumprimento da lei que destina 5% das vagas em obras públicas aos egressos do sistema penitenciário. Queremos avançar com essa política e, assim, garantir um novo recomeço para quem se encontra atualmente privado de liberdade”, explica o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira.

Na ocasião, Gessivaldo disse que além dos cursos, a secretaria vai dar suporte na expedição da carteira de trabalho e na solicitação do seguro-desemprego. “Os cursos terão duração de no máximo 30 dias e o interno tem a opção de tirar a carteira de trabalho dentro da unidade”, esclarece o secretário.

De acordo com Gessivaldo Isaías (PRB-PI), a lei é voltada para a humanização dos egressos, que precisam ser ressocializados após o cumprimento de suas obrigações com a justiça. “Ex-detentos também são gente como a gente. Muitas vezes são pais de família que cometeram um erro, mas que merecem uma oportunidade de refazer a vida. Uma oportunidade de emprego para essas pessoas irá lhes ofertar uma expectativa de futuro, o que os deixarão longe da criminalidade”, complementou.

O diretor de humanização e reintegração social da Secretaria Estadual de Justiça, Francisco Antônio de Sousa, diz que há pelo menos 250 pessoas no sistema aptas a ocuparem uma vaga de emprego. Entre elas, estão aqueles que cumprem pena no regime semiaberto e que podem deixar a unidade durante o dia para trabalhar e retornar no final da tarde. Esse é o caso de 50 internos da Colônia Agrícola Major César, que já trabalham fora da penitenciária.

Fonte e foto: Ascom / Setre
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest