Gessivaldo Isaías quer ampliar qualificação do trabalhador e investir em empreendedorismo no Piauí

Gessivaldo Isaías quer ampliar qualificação do trabalhador e investir em empreendedorismo no Piauí

A atuação do PRB na Setre já tem projetos para ampliar a qualificação do trabalhador e ajudar as pessoas que desejam abrir o próprio negócio.

 

Brasília (DF) – Há apenas uma semana no cargo, o secretário do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, deputado estadual do PRB, Gessivaldo Isaías, já tem projetos para ampliar a qualificação do trabalhador e ajudar as pessoas que desejam abrir o próprio negócio. O secretário esteve em Brasília na última quinta-feira (12.03) para participar de reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Trabalho (Fonset), onde foi eleito para o Conselho Fiscal da Entidade.

Na primeira viagem oficial à capital federal, Gessivaldo já iniciou as tratativas para resgatar os programas federais “Meu primeiro emprego” e “Projovem”, além de criar o “Banco do Empreendedor” para garantir a geração de emprego e renda no estado. Além disso, está empenhado em conseguir recursos para ampliar a quantidade e variedade de cursos de qualificação profissional, oferecidos nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

O secretário estadual destaca que é preciso ajudar as pessoas que têm o sonho de ter a própria empresa. “No Piauí, 60% das pessoas economicamente ativas desejam abrir um pequeno negócio, gerar renda e contribuir com a economia local. E por isso, estamos empenhados para levar o Banco do Empreendedor para o estado. A parceria será feita com a Caixa Econômica, Banco do Brasil ou do Nordeste. Nós temos o dever e o compromisso de ajudar essas pessoas”, afirmou.

Outra novidade é sobre a emissão da nova Carteira Nacional de Trabalho. Durante a reunião do Fonset, o Ministério do Trabalho (MTE) explicou quais devem ser os procedimentos necessários para que o documento seja emitido pelos postos do Sine. As mudanças no seguro-desemprego também fizeram parte da programação do evento.

gessivaldo-isaias-fonset-prb-piaui-foto1-facebook

Gessivaldo durante plenária do Fonset

Outros projetos prioritários

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece que os municípios devem acabar com os lixões nas cidades, com a construção de aterros sanitários. No entanto, para garantir a manutenção da renda dos catadores que trabalham nesses locais, a Secretaria de Trabalho do Piauí criou o programa “Pró Catador” que visa capacitar, para o mercado de trabalho, as pessoas que vivem da venda de materiais recicláveis. A iniciativa visa assegurar que essas pessoas possam trabalhar de acordo com a nova realidade e, até mesmo, que possam encontrar emprego em outras áreas.

A implementação, no Piauí, da Universidade do Trabalhador – projeto do MTE que tem como meta fortalecer o Programa de Qualificação Profissional no Brasil – também, é uma prioridade da gestão do secretário Gessivaldo Isaias. A iniciativa ainda está em fase de desenvolvimento e reunirá numa única plataforma online, na modalidade de ensino à distância, cursos virtuais de qualificação profissional ao trabalhador.

Texto: Maurizan Cruz / Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Facebook Gessivaldo Isaías

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest