Gessivaldo Isaías investe na Economia Solidária no Piauí

Gessivaldo Isaías investe na Economia Solidária no Piauí

Um dos projetos que a Setre vem desenvolvendo, são feirinhas mensais de economia solidária, que reúnem diversos empreendimentos

 

Teresina (PI) – Em tempos de crise a economia solidária tem se mostrado como uma das alternativas para enfrentar o desemprego, isso porque ela é diferente do modelo tradicional que já estamos acostumados no dia a dia. Na Economia Solidária os trabalhadores gerem seu próprio negócio e decidem a forma adequada de atuar, dividir o trabalho e repartir os resultados, já na tradicional existe separação entre os donos do negócio e os empregados.

Percebendo essa diferença e o crescimento desse modelo de economia no Brasil e principalmente no Piauí é que o Governo do estado através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo tem investido em pesquisas e projetos para estimular essa forma de economia no Piauí. Um dos projetos que a Setre vem desenvolvendo, são feirinhas mensais de economia solidária, que reúnem diversos empreendimentos, elas seguem um calendário anual e servem como forma de incentivo para pequenos empreendedores de diversos municípios.

gessivaldo-isaias-prb-economia-solidaria-pi-foto2-ascom-18-05-16Os produtos ofertados na feira são orgânicos, recicláveis, artesanato em tecido, em madeira e em cerâmica. Vão desde vestuários e confecções a comidas, bebidas e produtos em fibra e talo de buriti. Até o mês de abril a feirinha já movimentou quase 200 mil reais e a expectativa é que esse número aumente cada vez mais. No ano passado a Setre organizou uma grande feira de economia solidária na praça Rio Branco, no centro de Teresina, e a expectativa é que esse ano seja realizado também essa feira com empreendimentos de mais de 50 cidades do Piauí.

Acreditar nesse tipo de economia e buscar saídas para o desemprego e para a crise, tem motivado Gessivaldo Isaías (PRB), gestor da Setre, a investir na economia solidária. “Temos concentrado esforços para enfrentar a crise, esse modelo de economia tem se mostrado eficiente, justo e democrático. O piauiense tem uma forte veia empreendedora, por isso nos preocupamos em criar condições para que a economia solidária cresça em nosso estado.”, explica o secretário.

A diretoria de empreendedorismo da Setre em parceria com o Banco do Nordeste também proporciona microcrédito para empreendedores e participantes da economia solidária, além de realizar atendimento para formalização de empresas.

Texto e fotos: Ascom – Setre/PI

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!