Gessivaldo Isaías certifica alunos do “Setre nos Municípios” em Demerval Lobão

Secretário entregou certificados aos alunos dos cursos de corte e costura, embelezamento e construção civil

Publicado em 21/6/2016 - 00:00

Gessivaldo Isaías certifica alunos do "Setre nos Municípios" em Demerval Lobão
Gessivaldo Isaías entregou certificados aos alunos dos cursos de corte e costura, embelezamento e construção civil

 

Demerval Lobão (PI) – Em mais uma noite de qualificação a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí certificou alunos dos cursos de corte e costura, embelezamento e construção civil no município de Demerval  Lobão. O evento aconteceu no ginásio poliesportivo da cidade e contou com a presença das autoridades do município e gestores do programa.

Gessivaldo Isaías certifica alunos do "Setre nos Municípios" em Demerval LobãoOs cursos são realizados por meio do programa “Setre nos Municípios” criado pelo Governo do Estado junto a Setre e circula o Piauí em quatro caminhões itinerantes que contam com uma tecnologia de ponta e toda a estrutura necessária para a realização de atividades práticas e teóricas e sediam as aulas no circuito pelas cidades qualificando os alunos nas áreas de embelezamento e construção civil.

A aluna de corte e costura, Gilian Azevedo, afirma que a oportunidade mudou a vida dela e de sua família. “Eu já tinha muita vontade de fazer o curso e quando surgiu a oportunidade através do programa juntei o útil ao agradável e aprendi uma nova profissão. Depois da conclusão comprei uma máquina e já estou costurando para os familiares e algumas encomendas para fora também. É uma nova renda para a minha família e o esperado é que o nosso futuro melhore após a concretização desse sonho”, concluiu.

O programa foca na inserção no mercado de trabalho e na ressocialização dos trabalhadores que estão fora do convívio social ou desempregados e é ofertado nas comunidades carentes. No total, foram 192 alunos de embelezamento e corte e costura e 50 de construção civil, formados pelo programa no município.

O prefeito do município, Júnior Carvalho, afirmou a importância dos cursos para cidade. “Estamos passando por uma crise no país, mas é uma fase passageira e a construção civil é uma área que vai voltar a ser ativa e vai precisar de gente qualificada e ter pessoas da própria cidade trabalhando na área em prol da nossa gente é muito gratificante. Agradeço a Setre por nos proporcionar essa grande oportunidade e aos alunos por terem força de vontade e concluírem com êxito os cursos disponibilizadas”, ressaltou o prefeito.

No curso de embelezamento, os alunos aprenderam a secar, pranchar e cortar cabelos, além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabeleireiros. Já no curso de Corte e Costura aprenderam a confeccionar kits para bebês com camisetas, calcinhas e casacos e tiveram noções da confecção de roupas para adultos. Dentro do curso de Construção Civil, os alunos receberam instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos. Ainda no curso de construção civil, a Setre tem a oportunidade de inovar e formar cada vez mais mulheres na área. Em Demerval Lobão, a turma foi bastante mista mostrando que essa a realidade esta presente e é bem aceita pela sociedade no município.

Lúcia Poliana foi aluna dos três cursos, mas enfatizou a sua participação no de construção civil. “Eu sempre fui naturalmente curiosa para aprender novas coisas e por isso quis fazer também o curso de construção civil. Quando eu vi que a Setre traria o curso para o nosso município, já corri para me inscrever e começar a realizar mais um sonho”, afirmou. “Eu tinha vontade de construir e consertar coisas em casa e hoje eu posso fazer até fora também sem medo, graças ao programa que nos beneficiou com essa qualificação. Além disso, no curso eu aprendi que não é nada de outro mundo, que uma mulher também pode perfeitamente fazer, pois mesmo com o preconceito nós estamos evoluindo e essa profissão pode ser exercida por uma mulher sem receios e hoje estou muito feliz por ter concluído essa etapa”, concluiu Lúcia.

O secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, Gessivaldo Isaías (PRB), explicou a importância do programa. “Os cursos disponibilizados são profissões essenciais na sociedade e é a vez de aproveitar essa oportunidade de qualificação para conseguir a inclusão no mercado de trabalho. Outra parte importante também é que estamos inovando e formando mulheres para a área da construção civil, uma feliz novidade. Agora formados os alunos estão aptos para trabalharem dentro e fora do município ou a formarem seus próprios negócios, administrando suas rendas, outra grande oportunidade de crescimento tanto para a cidade quanto para os alunos”, disse.

Paralelo ao curso a Setre oferece todos os seus serviços, como a oferta de Micro-crédito, os serviços do Sine e a abertura de empresas, possibilitando grandes oportunidades aos alunos recém-formados pelo programa.

Fonte e foto: Ascom – Setre

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend