Gessivaldo Isaías busca apoio para o fortalecimento da ZPE Parnaíba e Imepi

Republicano participou de audiência com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira

Publicado em 17/2/2017 - 00:00

Republicano participou de audiência com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira

 

Brasília (DF) – O secretário do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, Gessivaldo Isaías, participou na quarta-feira (15), em Brasília, de audiência com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira (PRB). Dentre as pautas tratadas, o fortalecimento da Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba (ZPE) e do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi). O secretário republicano esteve acompanhado do governador Wellington Dias.

Gessivaldo Isaías destaca a necessidade de maiores investimentos para o setor. “Marcamos essa audiência para solicitar pessoalmente ao ministro maiores investimentos do MDIC. O Estado tem recebido diversas indústrias nos últimos anos e precisamos criar as condições necessárias para atrair mais investimentos e, assim, desenvolver ainda mais o Piauí”, destaca.

Na oportunidade, Pereira confirmou que fará uma visita ao Piauí e também ajudará na realização de um evento com possíveis investidores para a ZPE. “Tratamos aqui de fortalecer esse projeto em conjunto com o Estado e vamos identificar alguns investidores e levar essas empresas para em breve conhecerem a Zona de Exportação piauiense. Vamos também fortalecer o Imepi, que é o representante do Inmetro ligado ao nosso ministério, fortalecendo o orçamento para dar melhores condições de trabalho”, garantiu o ministro.

ZPE

A ZPE é um distrito industrial onde empresas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações) e gozam de procedimentos administrativos simplificados.

No caso da ZPE Parnaíba, as indústrias nela localizadas podem atuar em diversas áreas, incluindo os setores de maior vocação do Piauí, transformando commodities em produtos de alto valor agregado dentro de uma dinâmica que gerará empregos e riquezas para a região por meio da atividade industrial e do comércio exportador.

Imepi

O Imepi é responsável pela execução e administração das atividades relativas ao controle metrológico e de qualidade de bens e serviços, observada a competência da União e a orientação normativa emanada da legislação federal e outras que lhe sejam delegadas pelo Inmetro.

O órgão piauiense faz parte deste sistema nacional, tendo que atuar administrativamente, exercendo seu poder de polícia – verificando a aplicação das normas relativas à produção, industrialização, distribuição e consumo de produtos e serviços em benefício do consumidor, aplicando as penalidades administrativas cabíveis, em caso de descumprimento destas normas, e orientando tanto consumidores quanto fornecedores para se coadunarem a tais normas.

Texto e foto: José Uchoa / Ascom – Setre

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend