Coordenador Vinicius Carvalho visita entidades sociais de 10 cidades do interior

Republicabo quer conhecer o trabalho desenvolvido pelas entidades

Publicado em 31/1/2014 - 00:00

31_01_13_destaque04_coordenador_vinicius_carvalho_visita_entidades_sociais_cidades_interior.001
Coordenador de Ação Social percorreu 10 cidades do norte do estado: “É isso que tenho encontrado. Bando de políticos desumanos. Que um dia a mão de Deus alcance essa Corja”, disse

São Paulo (SP) – Com o objetivo de aproximação e de conhecer o trabalho das entidades sociais, o coordenador estadual de Ação Social, Vinicius Carvalho, percorreu o norte paulista na última semana. Foram 4 dias de viagem e 10 cidades percorridas na região de São José do Rio Preto e Fernandópolis.

“O contato direto e as visitas são fundamentais no aprimoramento do trabalho social no Estado. As entidades são parceiros fundamentais na luta contra desigualdade e vulnerabilidade social”, destacou Carvalho.

Em Novo Horizonte, o coordenador se reuniu com o prefeito Toshio Toyota e o presidente da Câmara Beto Souza (PRB). Foram três entidades visitas na companhia o deputado estadual Sebastião Santos (PRB-SP). A Oficina Educacional de Criança e do Adolescente (OECA) atende 61 crianças de 6 a 15 anos de baixíssima renda para contra turno escolar com ação cultural, educativa e esportiva.

Na Casa de Amparo, 20 moradores de rua ou dependentes químicos são acolhidos. A entidade é coordenada pela Associação Teshuvá que é parceira do Governo do Estado no Programa Recomeço de combate a drogadição. A última parada foi a Casa Lar de crianças de 0 a 18 anos, SOS – Serviço de Orientação Social.

A Associação D+, que realiza cursos de geração de renda, informática, comportamento social, ballet, futebol, meio ambiente, jazz e ventre, em Ipiguá, foi outra parada do coordenador e do deputado. No ano passado a ONG fez 13438 atendimentos. “O trabalho social precisa ser técnico, mas, muito mais que isto, precisa ser humano pois tratamos de pessoas”, ressaltou Vinicius Carvalho.

O deputado Sebastião Santos, que trabalha pela região destacou: “aqui em Ipiguá, com o nosso pedido e o empenho da Secretaria de Desenvolvimento Social, a cidade receberá um Centro de Convivência de Idosos.”

Em Potirendaba, a Comunidade Terapêutica Só Hoje recebe dependentes químicos por meio do Programa Estadual Recomeço que permite o tratamento voluntário inteiramente gratuito. Os usuários são encaminhados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) da cidade de São Paulo.

“Se não fosse o Cratod, não estaríamos aqui. Nossa família não tem condição de pagar um tratamento. Minha mãe é cozinheira e teve que vender tudo para me tratar antes do programa do governo”, disse um dos acolhidos. Já outro afirmou: “O programa mostra que hoje o Estado tem olhado com mais carinho as drogas. Quero que esta política seja perene.”

O coordenador Vinicius Carvalho deu um depoimento emocionante aos usuários em tratamento. “Era 31_01_13_destaque04_coordenador_vinicius_carvalho_visita_entidades_sociais_cidades_interior.002viciado em álcool na minha juventude. Um amigo meu morreu de cirrose. Mas tive uma oportunidade e me agarrei a ela. Aproveitei a oportunidade. Vocês agora têm a oportunidade, devem agarra-la e transformar a sua vida.” “Quando você ouve um depoimento de alguém que venceu o vício, isto preenche o nosso trabalho e nosso dia. Buscamos continuar neste caminho. Encontrar e resgatar outras vidas”, destacou o deputado estadual Sebastião.

No extremo norte do estado, na divisa de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, o coordenador esteve reunido com as secretárias municipais de assistência social de Santa Clara d´Oeste e Rubinéia. Em Estrela d´Oeste e em Jales, ele visitou o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo.  Em Estrela d´Oeste, a entidade acolhe 19 idosos. “A visita de um representante do Estado é muito importante. Nunca nenhuma pessoa do Estado visitou nossa entidade,” disse a secretária da instituição Dona Leonor.

A última parada das visitas foi em Nhandeara no Inamex, Instituto de Amparo ao Excepcional, que atende 75 mulheres com deficiência intelectual. Em conversa com uma diretora da ONG, o coordenador foi informado que o prefeito da cidade reduziu em 90% o convênio com a entidade.

“É isso que tenho encontrado nesse estado. Bando de políticos desumanos. Que um dia a mão de Deus alcance essa Corja. Não tenha dúvida que eles não estão sozinhos. Essa é uma bandeira que alguém tem que levantar, carregarei para onde estiver atuando”, desabafou Vinicius Carvalho.

Texto: Rafael Castilho

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend