Assembleia aprova projeto que regulamenta Proerd

Polícia Militar vai gerenciar programa de prevenção ao uso de drogas

Polícia Militar vai gerenciar programa de prevenção ao uso de drogas

 

Curitiba (PR) – O plenário da Assembleia Legislativa, aprovou em redação final, o Projeto de Lei 481/12, de autoria do deputado Edson Praczyk (PRB-PR), que regulamenta no Estado do Paraná, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência- Proerd, a ser desenvolvido na rede de ensino público e privado do Estado, e em entidades interestaduais, bem como em forma de orientação para pais, mediante realização de ações preventivas e cooperativas entre a Polícia Militar e demais entidades envolvidas no programa.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do programa poderá ser dirigida a séries do Ensino Fundamental e Médio, com planejamento adequado às idades, o que será regulamentado pela Polícia Militar, que será também responsável por gerenciar todo o programa, que terá, na opinião do deputado, autor da lei, uma ação preponderante a educação preventiva primária sobre drogas, através de ação didático/pedagógica.

Entre os vários artigos da lei, que irá agora à sanção governamental, destaque para a formação da figura do educador social, que será dos quadros da Polícia Militar, aulas e ações de cidadania, prevenção primária ao uso de drogas, lícitas e ilícitas, aulas que esclareçam sobre os riscos decorrentes do uso de drogas e da dependência química, orientação das crianças, adolescentes e familiares sobre as medidas para o combate ao uso de drogas, aplicação de palestras e cursos de formação para a comunidade através da Secretaria de Segurança Pública.

A lei determina que a Polícia Militar, para implantar o Proerd, fica autorizada a celebrar convênios, termos de cooperação técnica e outros meios de parceria, tendo como objetivo a destinação de recursos para investimento em divulgação, operacionalização das ações e aquisição de material didático, podendo também receber recursos de custeio próprio para o desenvolvimento de suas atividades.

O deputado Edson Praczyk, diz que espera que o Governador Beto Richa possa sancionar a Lei, o mais breve possível para que o já vitorioso programa possa ser posto em prática em todo o Paraná já nos próximos dias, pois já ficou demonstrado que é uma ferramenta eficaz no combate às drogas e a violência entre os alunos das escolas de todo Estado.

Texto:Ascom – deputado estadual Edson Praczyk
Foto: Sandro Nascimento

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest