Wellington Moura quer ampliar o exame de triagem neonatal em São Paulo

wellington-moura-prb-quer-ampliar-o-exame-de-triagem-neonatal-em-sao-paulo-foto-ascom-19-10-15

Wellington Moura explica que o Teste de Triagem Neonatal, na modalidade ampliada, pode diagnosticar doenças raras, o que não é possível fazer com a triagem convencional fluorimétrica.

 

São Paulo (SP) – O deputado estadual Wellington Moura (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei nº 1303/2015, que prevê realização do Teste de Triagem Neonatal, o teste do pezinho, na modalidade ampliada, em Espectromia de Massa em Tandem (EIM), em crianças nascidas nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde da rede pública do Estado de São Paulo.

A proposta foi elaborada em parceria com a Associação Paulista de Familiares e Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras (APMPS-DR), entidade comprometida com a promoção de políticas públicas específicas para pacientes com doenças raras em todo o território nacional.

Moura explica que a Espectrometria de Massa em Tandem (EMT) é uma tecnologia que permite tirar de uma única amostra, mais de 30 Erros Inativos do Metabolismo (EIM), o que não é possível fazer com a triagem convencional fluorimétrica. Para o republicano, “a ampliação do teste do pezinho pode contribuir expressivamente para o progresso da saúde pública, uma vez que com o diagnóstico e tratamentos precoces dos problemas com a saúde dos recém-nascidos, seria possível uma substancial racionalização dos gastos públicos com a assistência médico-hospitalar”. Segundo ele, uma boa parte dos hospitais particulares já realizam o exame na modalidade ampliada.

Exame

O teste é feito no sangue e a coleta é realizada por meio de um pequeno furo, geralmente no calcanhar do recém-nascido, e as gotinhas de sangue são coletadas em um papel especial (um tipo de filtro). O teste básico já é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para anemia falciforme, hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria. Pelo texto, o exame deverá ser aplicado na alta hospitalar, independente das condições de saúde do recém-nascido e os resultados deverão ser encaminhados no prazo de até dez dias.

 

Texto: Miriam Silva / Ascom – deputado estadual Wellington Moura
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest