Wellington Moura propõe ações para conscientizar população sobre doenças raras em SP

Republicano é coordenador da Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisas Clínicas da Alesp.

Publicado em 6/12/2015 - 00:00

Wellington Moura propõe projetos para conscientizar população sobre doenças raras
Wellington Moura destaca ser necessário estabelecer datas para informar a sociedade sobre os cuidados com os portadores de algumas doenças raras.

 

São Paulo (SP) – O deputado estadual Wellington Moura (PRB-SP), coordenador da Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisas Clínicas da Assembleia Legislativa, apresentou três projetos de leis que visam conscientizar a população sobre algumas doenças.

O PL 1495/2015 institui o Dia Estadual da Conscientização para Acromegalia, doença que se caracteriza pelo excesso de hormônio do crescimento durante a vida adulta, fazendo com que mãos, pés e outras partes do corpo aumentem de tamanho. Já o PL 1496/2015 estabelece o Dia Estadual da Conscientização para Amiloidose. Este problema no organismo é raro, e se dá pelo acúmulo ao redor dos vasos sanguíneos, de pedaços de proteínas dobrados. O PL 1494/2015 propõe o Dia Estadual da Conscientização para Lipodistrofia, que se define pela concentração excessiva de gordura no abdomem, tórax e nuca, e também pela perda de gordura na face, braços e pernas de pessoas soropositivas que estão utilizando a Terapia Anti-retroviral Altamente Ativa (HAART), conhecida como tratamento anti-HIV.

“Entendemos por meio das reuniões realizadas pela Frente Parlamentar da Saúde, ser necessário estabelecer datas para informar a sociedade sobre os cuidados com os portadores de algumas doenças raras. Com isso, conseguiremos aumentar o acolhimento, evitando exclusão por falta de informação”, justificou Moura.

 

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual Wellington Moura

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend