Violência contra jovens negros é tema do discurso de Ossesio Silva

Violência contra jovens negros é tema do discurso de Ossesio Silva

História de vida do republicano se identifica com o tema do pronunciamento.

 

Recife (PE) – A violência contra a juventude negra foi o tema do primeiro discurso do deputado estadual Ossesio Silva (PRB), nesta Legislatura. O parlamentar destacou que Pernambuco teve a segunda pior colocação no Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade 2014, estando apenas atrás do Estado da Paraíba. Segundo o estudo, encomendado pela Unesco e pela Secretaria-Geral da Presidência ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a chance de um jovem negro pernambucano ser assassinado é 11,5 vezes maior do que a de um jovem branco no mesmo Estado. Nacionalmente, esse risco é 2,5 vezes maior para os jovens negros.

“O que mais me deixa preocupado é que, apesar do esforço do Governo Federal, por meio das ações da Secretaria da Igualdade Racial, dos trabalhos realizados por órgãos, conselhos e movimentos, ainda temos esses números preocupantes”, lamenta.

ossesio-silva-jovens-negros-violência-foto-alepe-02O parlamentar disse, ainda, que a sua história de vida se identifica bastante com o tema do pronunciamento. “Já não basta a violência moral? O desprezo, a discriminação, a intolerância? Só quem é negro sabe o que significa ser ignorado apenas pela cor da pele. Estamos no século XXI, mas o genocídio continua”, discursa o parlamentar, que sugeriu à Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular a realização de uma audiência pública sobre o assunto.

Os deputados Adalto Santos (PSB), Cleiton Collins (PP), Zé Maurício (PP), Teresa Leitão (PT), Vinícius Labanca (PSB), Edilson Silva (PSOL), Sílvio Costa Filho (PTB), Priscila Krause (DEM) e Antônio Moraes (PSDB) apartearam o discurso de estreia de Ossesio Silva. Santos declarou que “fica muito feliz com o reforço de Ossesio à bancada evangélica”. Collins também disse “ter certeza de que o parlamentar será a voz do povo na Assembleia Legislativa”. Zé Maurício observou que o deputado “vai enriquecer muito os debates na Casa Joaquim Nabuco”. Teresa Leitão sugeriu que “o Governo do Estado realize um convênio com a União, no âmbito do Programa Juventude Viva, da Secretaria Nacional da Juventude”. Labanca considerou muito importante “a presença de um defensor dos direitos humanos e da família, na Casa”. Edilson Silva ressaltou que “infelizmente, tudo que é relativo à população negra é mais dramático”. Costa Filho lembrou a trajetória de vida de Ossesio. “Foi motorista, office boy e conseguiu construir uma história digna na Igreja Universal”, frisou o petebista. Priscila Krause elogiou “a forma como o deputado se coloca, conquistando o respeito e a credibilidade dos demais integrantes da Alepe”. Moraes declarou “ter certeza de que o parlamentar defenderá os interesses da população negra”.

Fonte e fotos: Ascom – Alepe

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest