Vinicius Carvalho quer incluir tráfico de órgãos no rol dos crimes hediondos

Vinicius Carvalho quer incluir tráfico de órgãos no rol dos crimes hediondos

Parlamentar alega que a retirada de partes de corpos de pessoas vivas ou de cadáveres ilegalmente é o principal combustível para uma das mais reprováveis condutas criminosas: o tráfico de órgãos humanos

 

Brasília (DF) – O deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) apresentou um projeto de lei para incluir no rol de crimes hediondos a retirada de partes do corpo humano em desacordo com a lei e tipificar, também como crime, uma nova conduta: a fraude na declaração de morte encefálica visando à retirada de órgãos.

O parlamentar alega que a retirada de partes de corpos de pessoas vivas ou de cadáveres ilegalmente é o principal combustível para uma das mais reprováveis condutas criminosas: o tráfico de órgãos humanos. “É repugnante a conduta dos profissionais que, ao invés de prezar pela saúde e segurança de seu paciente, se propõe a precipitar seu óbito, visando lucro financeiro”, indignou-se o republicano.

A pena máxima somente é aplicada em remotas hipóteses de reincidência e antecedentes, sendo que criminoso raramente cumpre mais do que um ano de prisão. Entretanto, as sequelas para o paciente e as consequências para seus familiares serão para o resto da vida. “A prática também prejudica gravemente àqueles que estão pacientemente na fila de doação e poderiam ter seu sofrimento atenuado se os procedimentos justos e corretos de doação de órgãos fossem adotados”, destacou.

Histórico

Em 1994, a CPI do Tráfico de Órgãos recomendou que o Conselho Federal de Medicina punisse o médico do caso Paulo Pavesi por não preencher adequadamente o termo de morte encefálica, que gerou um forte indício de fraude, porém não punível pela legislação atual.

Texto: Danielli Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest