Unificação das polícias: Vinicius Carvalho apresenta relatório sobre Missão Oficial à Alemanha

Unificação das polícias: Vinicius Carvalho apresenta relatório sobre Missão Oficial à Alemanha

Vinicius Carvalho destacou o funcionamento da policia alemã, ressaltando o processo de unificação das forças policiais que o país passou na década de 1990

 

Brasília (DF) – O deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), relator da Comissão Especial de Unificação das Polícias Civis e Militares, apresentou nesta terça-feira (17) o relatório referente à Missão Oficial para Alemanha, realizada no período de 2 a 6 de maio deste ano. Durante reunião do colegiado, o parlamentar destacou o funcionamento da policia alemã, ressaltando o processo de unificação das forças policiais que o país passou na década de 1990.

“Atualmente, todos os 16 estados da Alemanha seguem o padrão de manter apenas uma polícia de ciclo completo, com competência ostensiva e investigativa. O mais interessante é que a unificação não se deu por obrigação legal, cada estado tomou a iniciativa e, deliberadamente e de forma concatenada, decidiu unificar as forças policiais”, disse o republicano.

Segundo o republicano, o interessante desta experiência foi o fato de a Alemanha ter passado pelos mesmos tipos de problemas enfrentados hoje no Brasil, como ineficiência e falta de credibilidade referente à violência, tanto da polícia investigativa, que chamamos de civil, quanto da polícia ostensiva, que segue os padrões da polícia militar brasileira.

“Houve ainda uma mudança na conduta em relação à sociedade alemã. A polícia passou a agir de forma totalmente transparente, disponibilizando dados e informações à imprensa e à população”, disse. O curso de formação dos profissionais também passou por ajustes. A seleção, realizada por meio de concurso, tem como exigência: o ensino médio completo; verificação de antecedentes criminais; avaliação de vida pregressa; e teste psicológico.

Depois de concluído o curso, que tem duração de três anos e grau de bacharelado, o policial é lotado de acordo com suas habilidades e com as necessidades da administração pública, direcionado para a área ostensiva ou investigativa. “À época em que essas mudanças foram realizadas, existiam divergências entre integrantes das polícias, exatamente como temos no Brasil. No entanto, os alemães se conscientizaram de que são todos funcionários públicos exercendo atividade de policiais e, em conjunto, trabalhando pelo bem da sociedade”, acrescentou o parlamentar.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest