“CPI auxiliará governo na implementação de políticas públicas de combate à violência”, aponta Rosangela

“CPI auxiliará governo na implementação de políticas públicas de combate à violência”, aponta Rosangela

CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres realizou audiência pública para ouvir o coordenador do Movimento Reaja, Hamilton Borges

 

Brasília (DF) – Atendendo ao requerimento N°17/2015, da deputada republicana Rosangela Gomes (PRB-RJ), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres realizou audiência pública, nesta terça-feira (28), para ouvir o coordenador do Movimento Reaja, Hamilton Borges. Também participou do debate, o professor Fábio Nogueira de Oliveira, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas da Universidade do Estado da Bahia e familiares de jovens assassinados.

rosangela-gomes-prb-cpi-violencia-jovens-foto-douglas-gomes-29-04-15-02De acordo com a republicana, este é um problema histórico e cultural que demanda resgate de valores. “Estamos aqui para mostrar que podemos mudar a história e isso tem que ecoar pelas câmaras, assembleias, instituições, movimentos e ONGs de todo o país. Nós não podemos nos calar. Quero assegurar que, enquanto relatora dessa comissão, vou trabalhar para que o governo transforme todas as nossas sugestões em políticas públicas que tragam justiça para esse povo, na maioria das vezes, injustiçado”, assegurou.

Para o coordenador do Movimento Reaja, Hamilton Borges, o problema se arrasta por séculos. “Acabar com os crimes contra negros é uma exigência histórica e política porque não podemos mais suportar o amontoado de cadáveres que se espalham no Brasil. Nosso manifesto tem nos familiares das vítimas, sobretudo nas mães, a base e a sustentação primária desse movimento. Há dez anos estamos debatendo com a sociedade civil e com as instituições de defesas de direitos humanos o grande drama e tragédia que é o racismo”, explicou.

Segundo dados apresentados na CPI, das 56.337 pessoas vítimas de homicídio no Brasil em 2012, 30.072 eram jovens de 15 a 29 anos. Desse total, 23.160 (77%) eram negros. A partir de dados como esses, a CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres tem o intuito de traçar um plano de metas de prevenção e redução de assassinatos no país, além de ampliar e compartilhar ações e projetos acerca do tema segurança pública.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest