“CPI auxiliará governo na implementação de políticas públicas de combate à violência”, aponta Rosangela

“CPI auxiliará governo na implementação de políticas públicas de combate à violência”, aponta Rosangela

CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres realizou audiência pública para ouvir o coordenador do Movimento Reaja, Hamilton Borges

 

Brasília (DF) – Atendendo ao requerimento N°17/2015, da deputada republicana Rosangela Gomes (PRB-RJ), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres realizou audiência pública, nesta terça-feira (28), para ouvir o coordenador do Movimento Reaja, Hamilton Borges. Também participou do debate, o professor Fábio Nogueira de Oliveira, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas da Universidade do Estado da Bahia e familiares de jovens assassinados.

rosangela-gomes-prb-cpi-violencia-jovens-foto-douglas-gomes-29-04-15-02De acordo com a republicana, este é um problema histórico e cultural que demanda resgate de valores. “Estamos aqui para mostrar que podemos mudar a história e isso tem que ecoar pelas câmaras, assembleias, instituições, movimentos e ONGs de todo o país. Nós não podemos nos calar. Quero assegurar que, enquanto relatora dessa comissão, vou trabalhar para que o governo transforme todas as nossas sugestões em políticas públicas que tragam justiça para esse povo, na maioria das vezes, injustiçado”, assegurou.

Para o coordenador do Movimento Reaja, Hamilton Borges, o problema se arrasta por séculos. “Acabar com os crimes contra negros é uma exigência histórica e política porque não podemos mais suportar o amontoado de cadáveres que se espalham no Brasil. Nosso manifesto tem nos familiares das vítimas, sobretudo nas mães, a base e a sustentação primária desse movimento. Há dez anos estamos debatendo com a sociedade civil e com as instituições de defesas de direitos humanos o grande drama e tragédia que é o racismo”, explicou.

Segundo dados apresentados na CPI, das 56.337 pessoas vítimas de homicídio no Brasil em 2012, 30.072 eram jovens de 15 a 29 anos. Desse total, 23.160 (77%) eram negros. A partir de dados como esses, a CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres tem o intuito de traçar um plano de metas de prevenção e redução de assassinatos no país, além de ampliar e compartilhar ações e projetos acerca do tema segurança pública.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest