“Tocantins permanecerá com incentivos fiscais a produtores de algodão”, comemora Halum

A pedido da presidente da Associação dos Produtores de Algodão do Tocantins, republicano defendeu perante o Governo do Estado a manutenção da alíquota do ICMS

Publicado em 30/8/2016 - 00:00

cesar-halum-prb-encontro-produtores-algodao-to-foto-ascom-30-08-16
Segundo o republicano, essa iniciativa surgiu de uma conversa dos produtores com o governador, que se mostrou sensível à possibilidade de concessão de incentivos fiscais para a categoria

Brasília (DF) – A pedido da presidente da Associação dos Produtores de Algodão do Tocantins, Isabel Cunha, o deputado federal César Halum (PRB-TO) defendeu perante o Governo do Estado a manutenção da alíquota do ICMS dos produtores de algodão. A legislação que estabelecia incentivos ao setor perdeu a eficácia em janeiro de 2016.

“A prorrogação tem como objetivo tornar o produto tocantinense mais competitivo e atrativo, de forma que seja exportado em grande escala e desenvolva a economia local. Não estaremos abrindo mão do ICMS, teremos de volta em outras formas, como no óleo diesel, que é usado nas máquinas agrícolas para o plantio e preparação do solo, na venda de insumos agrícolas, assim como, no aumento do poder aquisitivo do produtor rural”, explicou Halum.

Segundo o republicano, essa iniciativa surgiu de uma conversa dos produtores com o governador Marcelo Miranda, que se mostrou sensível à possibilidade de concessão de incentivos fiscais para a categoria. “Infelizmente os produtores estão perdidos em seus pleitos e eu sempre me colocarei à disposição desses que são os maiores geradores de renda e riquezas do nosso Estado”, afirmou o deputado.

Saiba mais

Atualmente o Tocantins é o terceiro maior produtor de algodão do Brasil. Em 2014, o estado exportou 225.415 kg de algodão. Na safra de 2013, foram produzidas 19,3 mil toneladas de algodão em caroço, saltando para 27,6 mil toneladas na 2014/2015. A área plantada também teve um aumento significativo, na safra 2013/2014, alcançando um plantio de 4,8 mil hectares de algodão, passando para 7,1 mil hectares nesta safra, um acréscimo de 48,8% na área plantada. Os dados apontados mostram o expressivo crescimento desse setor.

Texto e foto: Ascom – deputado federal César Halum
Edição: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend