Tia Ju realiza audiência pública no Rio de Janeiro para debater valorização do idoso

Tia Ju realiza audiência pública no Rio de Janeiro para debater valorização do idoso

Tia Ju destacou que os idosos precisam de atenção especial do estado.

 

Rio Janeiro (RJ) – A deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ), presidente da Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e do Idoso, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, promoveu na última terça-feira (11), audiência pública para discutir a valorização da pessoa idosa e o cumprimento do Estatuto do Idoso. O debate aconteceu no auditório Nelson Carneiro,  na Alerj.

“Se cuidarmos da criança e do idoso, teremos um país melhor. Vamos garantir mais dignidade, acolhimento e respeito aos nossos idosos. É preciso não só hoje, mas todos os dias, falar sobre a necessidade das pessoas denunciarem qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa, que não se limita a agressão física”, destacou Tia Ju.

O evento contou com a participação dos deputados estaduais Tio Carlos, Márcia Jeovani, Daniele Guerreiro e Ana Paula Rechuan. Além da vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Maria da Penha; presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Queimados, João Carlos dos Santos; secretário da Terceira Idade de Paracambi, Cesar Roberto Mota; sub-secretário da Pessoa Idosa de Queimados, professor Amorim e outras lideranças.

A audiência foi aberta com uma apresentação de Tai Chi Chuan do Grupo da Terceira Idade do município de Queimados (RJ). Segundo a deputada republicana, será elaborado um relatório do debate, para ser encaminhado ao governador do estado. Entre os temas debatidos está o Projeto de Lei 3.150/2014, que modifica leis estaduais para adequá-las ao Estatuto do Idoso. A proposta reduz de 65 para 60 anos o limite de idade para uma pessoa ser considerada idosa no estado, aumentando, com isso, o grupo com direitos a benefícios como gratuidade em transporte público.

Outro assunto debatido foi a construção de Hospital do Idoso e de um centro, modalidade de serviço que oferece atendimento multiprofissional com foco na qualidade de vida e no bem estar dos idosos, além de estruturação de cursos de capacitação de cuidadores de idosos.

Durante o evento, foram ouvidas críticas e cobranças de representantes de associações e de conselhos municipais do idoso de várias regiões. Segundo a parlamentar do PRB, a comissão vai elaborar um calendário de visitas para se reunir com autoridades locais. Ela ressaltou que serão realizadas audiências públicas em municípios como Guapimirim, Niterói e Mangaratiba.“Queremos ouvir a população e dar voz do povo com objetivo de acolher ideias que possam ser transformadas em grandes projetos de lei”, concluiu a deputada.

 

Texto: Edir Lima – Ascom / deputado estadual Tia Ju
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest