Tia Ju promove debate sobre os direitos da pessoa idosa em Queimados

Republicana destaca que é necessário conscientizar a sociedade sobre os direitos do idoso.

Publicado em 5/10/2015 - 00:00

tia-ju-prb-debate-direitos-da-pessoa-idosa-em-queimados-foto-edir-lima-05-10-15
Tia Ju destaca que é necessário conscientizar a sociedade sobre os direitos do idoso

Rio de Janeiro (RJ) – A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj, presidida pela deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ), em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados, realizará nesta segunda-feira (5), das 9h às 13h, no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), na Vila Pacaembu, em Queimados, audiência pública sobre “O comprometimento social com base no Estatuto do Idoso”.

A republicana destaca que é necessário conscientizar a sociedade sobre os direitos do idoso. “A pessoa idosa é cidadã com direitos e merece envelhecer de maneira ativa e saudável. O idoso não pode mais ficar à margem da sociedade e nem ser vista de forma infantilizada. O aumento da expectativa de vida é uma realidade”, lembrou a deputada do PRB.

Tia Ju destaca, ainda, que a estimativa é que, em 2020, as pessoas idosas corresponderão a 14,2% da população brasileira. “A preocupação com o desenvolvimento de políticas sociais públicas voltadas para a promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas adquire, a cada ano, relevância inédita para a definição da agenda da política brasileira”, analisa.

Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2014, foram registrados 27.178 denúncias de abusos contra a pessoa idosa. As mais recorrentes são de negligência, 20.741 denúncias (76,32%); violência psicológica, 14.788 (54,41%); abuso financeiro e econômico, 10.523 (38,72%); violência física, 7.417 (27,29%); e violência sexual, 201 denúncias (0,74%).

 

Texto e foto: Edir Lima / Ascom – deputada estadual Tia Ju

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend