Tia Ju debate exploração sexual de crianças e adolescentes no RJ

Tia Ju debate exploração sexual de crianças e adolescentes no RJ

Rio de Janeiro tem média de dez denúncias de abuso sexual de crianças por dia

 

Rio de Janeiro (RJ) – Para lembrar o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, celebrado no dia 18 de maio, a Comissão da Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pela deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ), realizou uma audiência pública, na quarta-feira (25).

De acordo com o delegada Cristiana Bento, cerca de dez denúncias relacionadas ao abuso sexual infantil chegam à Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) por dia. Dessas, seis são confirmadas e registradas.”Esse número ainda é irrisório quando comparado à quantidade de crianças que sofrem abuso diariamente no Estado”, alertou.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia concentraram mais denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes no primeiro trimestre de 2015. Roraima, Amapá e Tocantins registraram o menor número de caos.

O promotor de justiça de Minas Gerais, Carlos Fortes, explicou que a incidência dos casos é crescente nas regiões Norte e Nordeste, mas que as denúncias nesses estados não são tão frequentes. “O índice de abuso e exploração sempre foi alto, a grande questão é que mais pessoas estão perdendo o medo de denunciar, por isso os casos começam a aparecer”, disse.

Cartilha

Em parceria com a Polícia Civil, a comissão da Alerj lançou em março a cartilha ‘Marianinha, a menina que botou a boca no trombone’, destinada a crianças e adolescentes. “Esse informativo foi pensado de forma lúdica para as crianças que sofrem abusos e não entendem o que está acontecendo. Já distribuímos o material em delegacias, nas ruas e agora vamos entregar nas escolas”, anunciou Tia Ju.

“Síndrome do segredo”

Durante a audiência, foram apresentados casos de abuso sexual infantil ocorridos no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, Rondônia e no Amazonas. O promotor Carlos Fortes informou que o sistema tem se tornado mais eficiente no combate a esse tipo de crime, mas ainda encontra dificuldades pelo baixo índice de denúncias.

Segundo a delegada Cristiana Bento, a maioria das crianças abusadas sofrem da chamada “síndrome do segredo”. “A criança se cala, essa é a nossa principal dificuldade na hora de identificar o crime. Já investigamos casos de crianças que sofreram abuso desde 2004, mas que o crime só foi descoberto após investigação policial este ano, sem nunca ter ocorrido uma denúncia da vítima”, disse a delegada.

A titular da DCAV informou que o Estado conta com um Centro de Atendimento ao Adolescente e Criança (CAAC), localizado na emergência do Hospital Souza Aguiar, no Centro. O sistema, inaugurado em junho de 2015, conta com um cartório para registrar as ocorrências, uma sala para colher os depoimentos das vítimas e um setor para a realização de exames de corpo de delito.Segundo Cristiana Bento, o centro evita a que a criança repita o relato na delegacia, no IML e perante à justiça, além de dar mais celeridade à apuração dos casos.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Tia Ju

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest