Tia Eron propõe pena de até cinco anos para crime de racismo nas redes sociais e locais públicos

Tia Eron propõe pena de até cinco anos para crime de racismo nas redes sociais e locais públicos

Tia Eron destaca que a atual legislação não garante a punição apropriada contra o crime de racismo praticado em locais públicos e que atingem a coletividade.

 

Brasília (DF) – Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 1749/2015, de autoria da deputada federal Tia Eron (PRB-BA), que aumenta para até cinco anos a pena para o crime de racismo. A proposta visa tipificar a injúria racial praticada em locais públicos ou privados abertos ao público e nas redes sociais.

“Entendemos que a injúria racial, praticada nesses locais e com essas características, atinge a honra de toda uma coletividade de pessoas que compartilham a mesma cor, raça ou etnia ou procedência nacional”, afirma a republicana.

Tia Eron entende que a legislação atual é incapaz de punir as pessoas que praticam o crime contra a coletividade e só configura como crime as agressões praticadas, diretamente, a pessoa ofendida. Isso porque, a atual pena de reclusão de 1 a 3 anos, se processa somente mediante ação penal privada condicionada à representação da vítima, o que em muitas vezes não ocorre, podendo, ainda, ser substituída por penas alternativas.

A proposta além de aumentar o tempo de reclusão, possibilista a representação judicial pelo Ministério Público, não ficando mais condicionada somente à vítima da agressão. O que existe na legislação em vigor define que o racismo é praticado de forma pessoal, direta, e pontual, sem considerar as agressões públicas e que atingem a coletividade.

De acordo com a deputada do PRB, o número de casos de racismo têm aumentado no Brasil e no mundo do futebol está se tornando uma constante. “Nos estádios, nas ruas ou nas redes sociais estão ultrapassando os limites e tentam desqualificar as pessoas com termos pejorativos”, apontou a republicana.

Texto: Noel Tavares / Ascom – deputada federal Tia Eron
Edição: Maurizan Cruz / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Roberto Ribeiro
Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest