Tia Eron lança campanha “Ninguém manda nessa negra”

Para Tia Eron, a mulher negra sofre com o preconceito de duas formas, pelo fato de ser mulher e de ser negra.

Para Tia Eron, a mulher negra sofre com o preconceito de duas formas, pelo fato de ser mulher e de ser negra

Salvador (BA) – O dia 25 de julho é marcado pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, instituído em 1992, como marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. Uma das referências de militância pela defesa dos direitos da mulher na Bahia, a deputada federal Tia Eron (PRB-BA) lança nesta segunda (25), uma campanha alusiva à data, intitulada “Ninguém manda nessa nega”. A parlamentar foi autora do Dia Municipal da Mulher Negra, e responsável pela criação do Prêmio Maria Felipa, quando vereadora de Salvador.

“Essa é uma causa que trago desde o início de minha vida pública. A situação da mulher negra ainda é extremamente complicada. Carregamos, ao mesmo tempo, o peso de duas grandes mazelas de nossa sociedade, a discriminação de gênero e o preconceito racial. Quero conclamar as mulheres negras para um verdadeiro resgate em sua identidade. O resgate da identidade traz, juntamente, a busca de uma autonomia, que a mulher negra precisa exercer em todas as áreas de sua vida”, justifica Tia Eron.

Inicialmente lançada nas redes sociais, em outdoors e outras mídias, a campanha realizará evento com o tema “A busca pela autonomia e identidade da mulher negra”. O objetivo é dialogar com mulheres negras de todo o Brasil, com enfoque nas questões indenitárias, além de provocar uma maior conscientização da população acerca da importância do debate. Em breve a data e a programação serão divulgadas.  A deputada pretende usar tudo que for discutido na campanha para subsidiar ações e projetos a serem encaminhados na Câmara dos Deputados, e que possam ser transformadas em políticas públicas focadas na igualdade racial.

A parlamentar do PRB pretende, ainda, estender a campanha para uma temática histórica de sua trajetória, que é a luta contra a violência doméstica. De acordo com o Mapa da Violência de 2015, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Estudos Sociais, o número de mulheres negras mortas cresceu 54%, em 10 anos, enquanto que o número de mulheres brancas assassinadas caiu 10% no mesmo período.

Ninguém manda nessa nega

Em sua votação no Conselho de Ética a deputada Tia Eron deixou sua marca ao falar ao vivo para uma vitrine assistida pelo mundo inteiro a mensagem de que ninguém tem o poder de querer mandar nela enquanto mulher negra, como a colunista Ana Paula Lisboa do O Globo ressaltou em seu artigo Cidade Preta: “Tia Eron, essa mulher preta baiana e evangélica, quis deixar claro que os senhores não ‘mandavam na nega’. (…) toda alegria não só pela fala, mas por ser ela. Poder abrir a boca e falar de si mesma ‘é um privilégio’ que poucas têm.”.

Partindo desse privilégio, Tia Eron deseja que todas as mulheres negras tenham direito de falar com sua própria voz e por isso a importância da campanha e do evento.

Inspiração

A campanha foi construída na máxima de que a mulher negra tem o direito de ser quem ela quiser. A inspiração deste ano vem da reflexão trazida pela Consulesa da França no Brasil, Alexandra Loras, que após adotar um visual durante 30 anos, resolveu assumir seus cachos naturais, deixando para trás o que ela chama de “ditadura do alisamento”.

“Construímos a campanha a fim de dizer que a mulher negra só abaixa a sua cabeça para mostrar quão lindo é o seu cabelo. O cabelo afro com as flores e borboletas revela a diversidade da beleza negra (Latino Americana e Caribenha) que usa seus cabelos afros, lisos, cacheados e afins. Afinal, a mulher tem o direito de ser quem ela é e buscar o seu espaço de direito sendo ela mesma.” – explicou Tia Eron

Texto: Ascom – deputada federal Tia Eron
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest