Tia Eron intensifica debate contra o racismo em Comissão Geral na Câmara

Tia Eron intensifica debate contra o racismo em Comissão Geral na Câmara

Tia Eron quer a reinstalação da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial

Brasília (DF) – A deputada republicana Tia Eron (PRB-BA) presidiu a Comissão Geral realizada no Plenário Ulysses Guimarães, na manhã desta quinta-feira (14), com a presença da ministra Nilma Lino, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir). Na ocasião, Eron reivindicou a reinstalação da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial e cobrou a inclusão de assuntos de interesses das populações afrodescendentes na agenda do Parlamento.

tia-eron-prb-preside-comissao-geral-14-05-15-foto-douglas-gomes-2“A falta de espaço para discutir o tema no âmbito do Legislativo reflete a desigualdade de direitos e a falta de oportunidades. Aqui o enfrentamento ao racismo engatinha a passos débeis. A pauta de recorte racial e as discussões acerca do pan-africanismo são secundarizadas e diluídas nas diversas comissões temáticas que, a pretexto de discutir temas mais gerais, colocam-na na prateleira debaixo na hierarquia da relevância e, quase nada avança”, criticou a deputada.

Ela reivindicou também a retomada da pauta a partir do “Encontro África com a Diáspora Africana” ocorrido em Costa do Sauípe, em novembro de 2013. A parlamentar sugeriu a criação de uma comissão permanente de enfrentamento ao racismo. “Somente uma comissão, com as prerrogativas que tem um colegiado permanente poderá debater, estudar e propor soluções políticas e legislativas para combater o racismo velado e institucional que leva a nossa população negra a conviver em um quadro de absolutas desigualdades sociais, salariais, educacionais, laborais e culturais. Ainda há muito o que fazer”, afirma a deputada.

A ministra disse estar atenta à discussão do problema, que é tema de comissão parlamentar de inquérito (CPI) em funcionamento na Câmara. “No que diz respeito à juventude branca, houve um decréscimo nas taxas de homicídio. Porém, em relação a nossa juventude negra, houve um aumento. Precisamos construir políticas específicas para a juventude negra no Brasil. Hoje, temos em torno de 100 milhões de habitantes que se autodeclaram pretos e pardos, em um total de 52,92% da nossa população. Ainda é uma população em condições de desigualdades e precisa da nossa participação social e política para essa superação”, disse Nilma Lino.

Eron destacou que a criação da Seppir, em 2003, faz parte de um processo de luta e tem a missão de promover ações de combate à desigualdade, visando à construção de uma sociedade democrática. Para ela, essa é uma prova de que o racismo não apenas existe como também é reconhecido pelo Estado Brasileiro. Em sua fala, a republicana declarou apoio incondicional às politicas desenvolvidas no âmbito da Secretaria e às lutas dos movimentos sociais para o enfrentamento ao racismo.

“Não posso deixar de entristecer-me ao saber que quinhentos anos depois, em pleno século XXI, ainda perdura certo sentimento que hierarquiza e desumaniza as pessoas em função de fatores biológicos, como se uma dose de extra de melanina na pele possa ser causa de discriminação, de violação de direitos e da vitimização de milhares de jovens negros e pobres nas periferias”, acrescentou a deputada.

Após a comissão geral, a ministra e a comitiva de deputados foram recebidas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que reforçou seu apoio à causa.

Fonte: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB e Ascom – deputada federal Tia Eron
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!