Tia Eron elenca conquistas das mulheres e propõe mecanismos para garantir maior participação feminina na política

Tia Eron elenca conquistas das mulheres e propõe mecanismos para garantir maior participação feminina na política

Republicana reafirmou seu compromisso em continuar lutando para garantir a independência do Poder Legislativo, a aprovação da Reforma Política e os direitos dos que vivem em situação de desigualdade.

 

Brasília (DF) – Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados, a deputada republicana Tia Eron (PRB-BA) reafirmou seu compromisso em continuar lutando para garantir a independência do Poder Legislativo, a aprovação da Reforma Política e os direitos dos que vivem em situação de desigualdade. A republicana homenageou as mulheres de todo Brasil e, sobretudo, as da Bahia, pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

“É motivo de orgulho e de muita responsabilidade representar cada um dos 116 mil e 900 votos que obtive nas urnas. Há 41 dias no exercício do mandato de Deputada Federal, já pude perceber a grandiosidade deste Parlamento, tamanha a quantidade de trabalho e de assuntos aqui debatidos em favor da sociedade brasileira. A experiência política na vereança da cidade de Salvador me mostrou que é preciso uma virtude chamada humildade para ser responsável e tratar eticamente a coisa pública”, declarou.

Tia Eron parabenizou as deputadas Elcione Barbalho, reconduzida à Procuradoria da Mulher e Rosangela Gomes – eleita, por unanimidade, terceira procuradora-adjunta da Secretaria da Mulher. A republicana agradeceu ao presidente do PRB, Marcos Pereira, por ter o feeling e apostar em seu potencial para representar o partido nas eleições. “Isso muito me alegra, mas também me faz entender o desafio que terei pela frente ao representar o meu partido e o meu Estado nesta Casa de Leis. Nosso presidente tem uma percepção e um feeling impressionante e exemplar, que serve como parâmetro a todos os outros homens”, destacou.

tia-eron-prb-elenca-conquistas-das-mulheres-e-propoe-foto-douglas-gomes-13-03-15-03A deputada disse não compreender como a Câmara dos Deputados ainda não tem uma comissão permanente para tratar das questões raciais. “O Parlamento teve a competência e a habilidade de se debruçar sobre este tema, estabeleceu o Estatuto da Igualdade Racial, que torna crime hediondo toda prática de discriminação, do preconceito, que ainda é extremamente latente no nosso país. Isso muito me preocupa, porque a pauta legislativa sobre este recorte racial está ainda apolítica, está também acéfala”, criticou.

Tia Eron fez referência a projetos de sua autoria que pretende alterar o Regimento Interno da Câmara dos Deputados para tornar obrigatória, na composição da Mesa Diretora, a participação de deputadas, respeitando a representatividade do gênero feminino. Outra proposta altera o Código Eleitoral para, mantendo a proporcionalidade de gênero obtida no processo eleitoral, tornar obrigatória a convocação de uma suplente para preencher a vaga antes ocupada por uma deputada.

tia-eron-prb-elenca-conquistas-das-mulheres-e-propoe-foto-douglas-gomes-13-03-15-02Por fim, Eron lembrou que a superação da violência contra as mulheres é dever dos poderes constituídos e de toda a sociedade. “Este crime, em todas as suas formas, ameaça a democracia, enfraquece a igualdade entre homens e mulheres, favorece a discriminação e compromete a integridade física e psíquica das futuras gerações, provocando um descompasso social. A Bancada feminina da Casa tem trabalhado incansavelmente para minimizar esses problemas que, infelizmente, ainda são enfrentados, silenciosamente, por muitas mulheres do Brasil”, acrescentou.

 

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest