Tia Eron conclama população contra discriminação racial no Brasil

Tia Eron conclama população contra discriminação racial no Brasil

Republicana destaca a necessidade da manutenção do esforço pela igualdade de direitos e oportunidades dos negros no Brasil.

 

Brasília (DF) – No dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado no último sábado (21), a deputada federal Tia Eron (PRB-BA) lembra da luta do povo baiano contra a discriminação racial e destaca a necessidade da manutenção do esforço pela igualdade de direitos e oportunidades dos negros no Brasil.

De acordo com a republicana, esse tipo de crime deixa sequelas inesquecíveis para as vítimas que em sua maioria são mulheres. “Esses fatos ocorrem no transporte coletivo, na fila do banco e do mercado dentre outros lugares e nós não podemos mais aceitar que pessoas sejam humilhadas, principalmente porque são negras”, revela.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao “Massacre de Shaperville” ocorrido em 1960, em Joanesburgo – África do Sul. Naquele dia ocorria um protesto envolvendo mais de 20 mil negros que não aceitavam portar cartões informando onde eles poderiam transitar. No conflito contra o exército, 69 negros  foram mortos e quase 200 ficaram feridos.

Mas, a luta desses homens e mulheres foi reconhecida logo depois e, hoje no Brasil, a data é marcada pela criação de políticas de promoção da igualdade racial. Quando vereadora por quatro mandatos consecutivos em Salvador, Tia Eron desenvolveu projetos e estratégias com o objetivo de ajudar o município a reparar o dano causado ao seu povo. A capital baiana é a cidade mais negra fora da África, mais de 80% do seu povo é afrodescendente.

Coordenadora Nacional do PRB Igualdade Racial, Tia Eron sempre atuou em defesa dos direitos dos negros. Na Câmara de Vereadores de Salvador foi autora de diversas ações, com destaque para os Programas Municipais de Combate ao Racismo e de ações Afirmativas para Afrodescendentes da Prefeitura de Salvador. Indicou, ainda, ao governo do estado e ao senado para que estabelecem cotas raciais nos concursos públicos.

Para melhorar a vida dos afrodescendentes, hoje, a cidade de Salvador conta com o apoio da Secretaria de Municipal da Reparação, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, OAB e movimentos sociais. “Mas, além das políticas públicas direcionadas a questão do negro, é preciso cada um se conscientizar que somos humanos e não podemos discriminar”, conclama a deputada federal Tia Eron.

Fonte: Noel Tavares / Ascom – deputada federal Tia Eron
Edição: Maurizan Cruz / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest