Tia Eron comemora aprovação de cotas para negros em cargos no Judiciário

Tia Eron comemora aprovação de cotas para negros em cargos no Judiciário

Norma aprovada pelo CNJ garante a reserva mínima de 20% das vagas para os candidatos.

 

Brasília (DF) – A coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial, deputada federal Tia Eron (PRB-BA), comemorou a aprovação da reserva de cotas para negros em concursos públicos para cargos no Poder Judiciário. A medida foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e vai garantir a reserva mínima de 20% das vagas para os candidatos.

“Essa notícia me anima porque os tribunais terão autonomia para criar novas políticas afirmativas pensando em proporcionar mais direitos aos afrodescendentes”, apontou a republicana.

Enquanto vereadora, Eron já defendia as cotas raciais como medida de equiparação. Em 2014, na Câmara Municipal de Salvador, a parlamentar apresentou duas proposta que tratam da reserva para negros em concursos públicos. A primeira foi uma indicação ao Governo Estadual solicitando o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia estabelecendo cotas raciais nos concursos realizados no Estado. A outra indicação foi encaminhada ao Congresso Nacional para que a norma fosse estabelecida no Legislativo Federal.

Tia Eron lamentou que apenas 18% dos cargos mais importantes no Brasil são ocupados por negros. “Eu não entendo porque nossa realidade é essa, se a população afrodescendente é maioria no Brasil. Não entendo também porque esse mesmo povo ainda sofre com a discriminação e com a falta de políticas que garantam novas conquistas”, completou.

A deputada apresentou ainda as dificuldades enfrentadas pelos afrodescendentes em todo o país e acrescentou que tem o dever de trabalhar em busca de medidas para serem utilizadas como uma forma de reparação. “A decisão do CNJ é o reencontro com a realidade brasileira, que é multicultural e multiétnica. Espero que essa iniciativa seja ampliada por todo o Brasil, bem como a reserva de 30% das vagas para mulheres no legislativo”, disse.

Texto: Noel Tavares / Ascom – deputada federal Tia Eron
Edição: Laize Andrade / Ascom – Liderança do PRB

Foto: Roberto Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado federal, Roberto Alves (PRB-SP)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5946

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest