Tia Eron comemora aprovação de cotas para negros em cargos no Judiciário

Tia Eron comemora aprovação de cotas para negros em cargos no Judiciário

Norma aprovada pelo CNJ garante a reserva mínima de 20% das vagas para os candidatos.

 

Brasília (DF) – A coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial, deputada federal Tia Eron (PRB-BA), comemorou a aprovação da reserva de cotas para negros em concursos públicos para cargos no Poder Judiciário. A medida foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e vai garantir a reserva mínima de 20% das vagas para os candidatos.

“Essa notícia me anima porque os tribunais terão autonomia para criar novas políticas afirmativas pensando em proporcionar mais direitos aos afrodescendentes”, apontou a republicana.

Enquanto vereadora, Eron já defendia as cotas raciais como medida de equiparação. Em 2014, na Câmara Municipal de Salvador, a parlamentar apresentou duas proposta que tratam da reserva para negros em concursos públicos. A primeira foi uma indicação ao Governo Estadual solicitando o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia estabelecendo cotas raciais nos concursos realizados no Estado. A outra indicação foi encaminhada ao Congresso Nacional para que a norma fosse estabelecida no Legislativo Federal.

Tia Eron lamentou que apenas 18% dos cargos mais importantes no Brasil são ocupados por negros. “Eu não entendo porque nossa realidade é essa, se a população afrodescendente é maioria no Brasil. Não entendo também porque esse mesmo povo ainda sofre com a discriminação e com a falta de políticas que garantam novas conquistas”, completou.

A deputada apresentou ainda as dificuldades enfrentadas pelos afrodescendentes em todo o país e acrescentou que tem o dever de trabalhar em busca de medidas para serem utilizadas como uma forma de reparação. “A decisão do CNJ é o reencontro com a realidade brasileira, que é multicultural e multiétnica. Espero que essa iniciativa seja ampliada por todo o Brasil, bem como a reserva de 30% das vagas para mulheres no legislativo”, disse.

Texto: Noel Tavares / Ascom – deputada federal Tia Eron
Edição: Laize Andrade / Ascom – Liderança do PRB

Foto: Roberto Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest