Squassoni assume presidência da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas

Squassoni assume presidência da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas

Republicano esteve reunido com a Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores para conhecer demandas da categoria.

 

Brasília (DF) – Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) apontam que o roubo de cargas nos nove municípios da Baixada Santista subiu 39,4% no primeiro quadrimestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2013. Foram registradas 46 ocorrências dessa modalidade de crime nos quatro primeiros meses de 2015, contra 33 em igual período há dois anos.

Diante desse cenário, que se repete na grande maioria dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, o deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP) resolveu reativar a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas no Congresso Nacional, que reunirá deputados e senadores para o debate do tema. Squassoni conseguiu a adesão de 207 parlamentares nas duas casas legislativas.

De acordo com Marcelo Squassoni, o roubo de cargas é uma epidemia que só traz prejuízos para a economia e ao consumidor final. “O aumento das ocorrências faz encarecer os investimentos em segurança pelos caminhoneiros autônomos e transportadoras e esse gasto, obviamente, influi no preço final das mercadorias”, salientou.

O assunto foi tema de reunião, no último dia 9 de junho, realizada pelo bloco formado por parlamentes do PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB na Câmara dos Deputados, comandada pelo líder, Celso Russomanno (PRB-SP). Participaram, ainda, membros da Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores (Fenacat), que reclamam dos altos preços cobrados para a contratação de seguros dos caminhões.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelam que a frota de caminhões e rebocadores do Brasil hoje é de 5,3 milhões. Desses, apenas 400 mil são segurados. A Fenacat atende em torno de 200 mil caminhoneiros associados.

No encontro, os membros da Fenacat pediram o apoio da bancada do PRB para apoiar o Projeto de Lei 4844/2012, que permite aos transportadores de pessoas ou cargas organizarem-se em associação de direitos e obrigações recíprocas para criar fundo próprio, desde que seus recursos sejam destinados exclusivamente à prevenção e reparação de danos ocasionados aos seus veículos por furto, acidente, incêndio, entre outros.

“Vamos dividir o trabalho do colegiado por temas para otimizar e acelerar a tramitação dos projetos de interesse da categoria, tanto na Câmara quanto no Senado”, adiantou Squassoni. Um dos pontos-chave do trabalho da Frente, segundo o deputado, será buscar a formatação de um banco de dados único capaz de reunir estatísticas dos municípios de todos os 26 estados e do Distrito Federal.

A Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas já está ativa e deverá ser oficialmente lançada na Câmara dos Deputados no próximo dia 25 de junho. “Precisamos urgentemente de uma radiografia nacional dessa situação que, a exemplo de São Paulo, é um problema crescente em todo o País”, destacou o coordenador Marcelo Squassoni.

Texto e foto: Ascom / deputado federal Marcelo Squassoni, com informações da Ascom – Liderança do PRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest