Silvio Costa Filho propõe criação de comissão para discutir violência em PE

Deputado do PRB destaca que 2017 pode ter mais de seis mil assassinatos e ser o ano mais violento da história de Pernambuco

Publicado em 19/8/2017 - 00:00

Deputado do PRB destaca que 2017 pode ter mais de seis mil assassinatos e ser o ano mais violento da história de Pernambuco

Recife (PE) – A criação de uma comissão suprapartidária para discutir a questão da violência em Pernambuco foi proposta pelo líder da Oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), na quinta-feira (17). O republicano criticou o que vê “como falta de comando e de diálogo” do governador Paulo Câmara em relação ao tema. “Desde janeiro deste ano, pude visitar mais de 45 municípios e, em todos eles, a questão da segurança é a maior preocupação da população, até mais do que a saúde pública, que infelizmente está um caos”, relatou Costa Filho, que avaliou que o ano de 2017 pode ter mais de seis mil assassinatos e ser o ano mais violento da história de Pernambuco.

Segundo o líder da bancada, a Oposição pediu audiências com o governador, mas não foi atendida. “Não vemos uma palavra firme do Poder Executivo, um gesto de comando para chamar outras lideranças políticas e apresentar uma nova agenda para a área”, considerou o deputado. Silvio Costa Filho pediu ao presidente da Assembleia a criação de uma comissão suprapartidária na Casa para tratar do tema. “Vamos procurar outros setores, como o Judiciário e os idealizadores do Pacto pela Vida, para repactuar a segurança pública”, sugeriu.

Em resposta, o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, afirmou que é preciso dividir responsabilidades com relação à violência, atribuindo o crescimento dos registros também à liberação de presos pelo Poder Judiciário.

“Para se ter uma ideia, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, em avaliação feita entre agosto de 2015 e junho de 2017, cerca de 40% dos apresentados nas audiências de custódia são soltos. E a violência pode aumentar ainda mais nesses dias porque 1,3 mil presos foram liberados para passar a semana em casa por conta do Dia dos Pais”, pontuou Guilherme Uchoa.

Para Uchoa, também é preciso dividir a responsabilidade sobre a segurança pública com o Poder Judiciário. “Temos que pedir ao Judiciário que faça ponderações em situações como essas”, ponderou. Ele ainda informou que teve uma reunião nessa quarta(16), com o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, e com o líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB).

Texto: Ascom – Alepe, com informações da Ascom – PRB Pernambuco
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend