Silvio Costa Filho defende desativação do Complexo Prisional do Curado (PE)

Para o líder da oposição na Alepe, Silvio Costa Filho, a ampliação do presídio defendida pelo governo não é a solução para o problema de segurança.

Para o líder da oposição na Alepe, Silvio Costa Filho, a ampliação do presídio defendida pelo governo não é a solução para o problema de segurança

Recife (PE) – A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), liderada pelo deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), voltou a defender nesta quinta-feira (28) a desativação gradativa do Complexo Prisional do Curado, durante audiência com o secretário de Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico. Os parlamentares presentes ao encontro referendaram proposta do promotor de execução Penal do Ministério Público do Estado de Pernambuco MPPE, Marcellus Ugiette, que sugeriu a desativação de uma das unidades do complexo, o Presídio Frei Damião de Bozanno, para a unidade Ursa 1, de Itaquitinga, que precisaria de oito meses para ser concluída.

Presentes ao encontro, ao lado da comissão de moradores do entorno do presídio, os deputados Silvio Costa Filho (PRB), Joel da Harpa (PTN) e Priscila Krause (DEM) cobraram também do secretário a abertura do diálogo com a comunidade para que se construa uma saída menos traumática para a população.

Outra demanda apresentada foi a suspensão dos efeitos do decreto que desapropria 52 casas no entorno do complexo para implantação de uma área de segurança. A sugestão ficou de ser avaliada pelo secretário e discutida em outro encontro com os representantes da comunidade, os parlamentares presentes e os representantes do Ministério Público e Defensoria Pública.

Silvio Costa Filho conversou com a comunidade e manifestou apoio pelo fechamento do presídio.

Silvio Costa Filho conversou com a comunidade e manifestou apoio pelo fechamento do presídio.

Silvio Costa Filho (PRB) defendeu que quem está no lugar errado é o presídio, não os moradores. “A ampliação da área de segurança não vai resolver os problemas no entorno do complexo. A situação só vai ser contornada com a desativação do complexo. É preciso que o Estado tenha um plano estratégico para a desativação do presídio em médio prazo”, reforçou.

Representantes dos moradores relataram que armas e drogas continuam sendo jogadas por cima do muro e que o presídio hoje funciona como uma central de vendas de drogas e de aliciamento de menores. “Isso só vai acabar quando o presídio sair daqui”, defendeu Valdete de França, 70 anos.

Ao final do encontro, os parlamentares conseguiram que o secretário Pedro Eurico se comprometesse em só dar sequência às desapropriações das residências após o reforço da muralha do presídio, dando tempo para que sejam apresentadas e discutidas algumas alternativas para o problema. “Tanto a comunidade quanto o Governo do Estado podem contar com a Oposição para construir uma alternativa para o problema. O diálogo é a melhor forma de se sair de um impasse”, afirmou Silvio.

Texto: Pedro Ivo Bernardes – Ascom / deputado estadual Silvio Costa Filho
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest