Silvio Costa Filho debate mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife

Silvio Costa Filho debate mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife

Republicano denuncia que o Governo de Pernambuco continua sem um cronograma definido para a entrega das obras de mobilidade prometidas para a Copa de 2014

 

Recife (PE) – Por iniciativa do deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB-PE), a Assembleia Legislativa de Pernambuco promoveu, nesta quinta-feira (02), um debate sobre a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife.

O republicano demonstrou grande preocupação pelo fato de em Pernambuco ainda se discutir obras da Copa enquanto as principais cidades do Brasil já começam a traçar planos para o futuro. Segundo o republicano, o Governo do Estado continua sem um cronograma definido para a entrega das obras de mobilidade prometidas para a Copa do Mundo de 2014. Os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste do BRT e o projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe, por exemplo, continuam sem nenhuma definição em relação à data em que estarão disponíveis para a população. “Saímos daqui ainda com a agenda do passado e sem nenhuma agenda para o futuro na questão da mobilidade”, avaliou.

Apesar de se mostrar otimista ao anunciar a retomada da licitação para a construção de três terminais do Projeto de Navegabilidade do Capibaribe (BR-101, Santana e Torre), a secretária-executiva de Articulação Institucional da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna, confessou que o Estado trabalha com a perspectiva de concluir, apenas, o trecho entre a BR-101 e o Derby. “Esta última estação ainda vai precisar passar por uma revisão do projSilvio Costa Filho debate mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recifeeto. O custo estimado para as obras são de R$ 47 milhões, entre a BR-101 e a Torre, e mais R$ 16 milhões para chegar até o Derby”, apontou. Já a continuidade do corredor fluvial até o centro ainda depende da retirada das palafitas nas margens do rio nos Coelhos, revelou a secretária. “Hoje, a relocação dessas famílias depende da construção dos habitacionais Vila Brasil e Sérgio Loreto, sob responsabilidade da Prefeitura do Recife, que apesar de estar diretamente envolvida com o projeto, não enviou representantes para o encontro”, disse.

Sobre o BRT, o secretário-executivo de Mobilidade Urbana da Secretaria das Cidades, Leonardo Cabral, destacou que o corredor Leste-Oeste é o mais complicado, com três terminais inconclusos, quatro estações não entregues, além de uma série de intervenções viárias e do Ramal da Copa, que foi abandonado. Sobre a perspectiva de entregar dessas obras, Cabral afirmou que está se fazendo um levantamento do que foi deteriorado e perdido por causa do abandono das obras. “Temos obras nunca executadas, obras inacabadas e obras danificadas. Estamos fazendo todo esse levantamento para poder apresentar um cronograma”, explicou, afirmando que a Secretaria trabalha com a expectativa de lançar a licitação de dois terminais (3ª e 4ª Perimetral) e uma estação até o fim do ano, ficando todo o restante, inclusive o Ramal da Copa, a ser executado a partir do próximo ano.

Ao final do encontro, Silvio questionou o motivo da demora na retomada das obras. Se estariam faltando recursos do Governo Federal, sendo informado que os recursos estão garantidos e que a retomada dos trabalhos dependem, hoje, muito mais da revisão dos projetos. “Há quase dois anos que a Copa acabou e ainda estamos discutindo falhas e a não revisão dos projetos. Um exemplo é a requalificação da área urbana da BR-101, que depois de passar três anos com a Secretaria das Cidades foi transferida para a Secretaria de Transportes para se tentar concluir. É um exemplo da falta de coordenação e planejamento do Estado”, avaliou o republicano.

Texto: Pedro Ivo / Ascom – deputado estadual Silvio Costa Filho
Foto: Cedida

 

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