Silvio Costa Filho cobra ações para coibir a violência em Pernambuco

Silvio Costa Filho cobra ações para coibir a violência em Pernambuco

Para Silvio, o crescimento da violência na capital pernambucana e na Região Metropolitana é o maior exemplo da falta de capacidade de reação das gestões Paulo Câmara e Geraldo Júlio

 

Recife (PE) – “A violência está sem controle em Pernambuco e a sociedade precisa se unir para dar uma resposta, já que os governos do PSB no Estado e na Prefeitura do Recife perderam o poder de reação”. O alerta foi dado pelo deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB-PE), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Segundo o parlamentar, o crescimento da violência na capital pernambucana e na Região Metropolitana é o maior exemplo da falta de capacidade de reação das gestões Paulo Câmara e Geraldo Júlio.

“No mês de julho foram registrados 59 homicídios no Recife, quase o dobro dos 30 casos registrados em julho de 2013, primeiro ano da Secretaria de Segurança Urbana e do Pacto pela Vida do Recife, que deveria auxiliar no combate à violência, com ações sociais e intervenções urbanas. Mas passados três anos, o que se vê é a completa ineficiência do modelo de gestão implantado na Prefeitura do Recife, que replica a experiência desastrosa da administração estadual”, avaliou Silvio.

Segundo levantamento feito a partir da base de dados da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), nos sete primeiros meses de 2016 foram contabilizados 2.318 assassinatos, ou 6% acima do mesmo período de 2015. “Vale lembrar que 2015 já fechou com uma alta de mais de 13% sobre o ano anterior e que em 2014 houve também um crescimento de quase 10% em relação a 2013. Estamos caminhando para o terceiro ano consecutivo de crescimento no número de assassinatos, o que mostra a completa falência do Pacto pela Vida”, ressaltou o líder da Oposição.

Silvio destacou ainda que, além dos homicídios, a falta de ação do Governo se reflete em outras áreas, como os assaltos a bancos, que fecharam o primeiro semestre com 68% mais registros que no mesmo período do ano passado. Segundo o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, há agências que estão fechadas há meses e sem previsão de reabertura por causa das repetidas ocorrências e pela falta de uma ação do Estado para coibir a prática.
Também estão na lista de crescimento da violência o alto índice de assaltos a ônibus – que chegou ao fim de junho com 843 assaltos a coletivos, segundo o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco – e de assassinatos contra a mulher, cuja média cresceu de 20 para 22 casos por mês, em plena comemoração pelos dez anos da Lei Maria da Penha.

Silvio voltou a fazer um apelo para que o Governo do Estado realize uma ampla discussão sobre o Pacto pela Vida. “Temos insistido nesse debate, mas diante da falta de respostas do Governo, vamos buscar as entidades da sociedade civil para iniciar essa reflexão. Vamos procurar a OAB, sindicatos dos Bancários e dos Rodoviários, além de representantes dos agentes de segurança e dos diversos segmentos da sociedade. Ao final, deveremos apresentar um conjunto de propostas como contribuição da sociedade para o combate à violência”, explicou.

Texto: Pedro Ivo Bernardes / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Foto: Arthur Marrocos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest