Silvio Costa Filho cobra ações para coibir a violência em Pernambuco

Silvio Costa Filho cobra ações para coibir a violência em Pernambuco

Para Silvio, o crescimento da violência na capital pernambucana e na Região Metropolitana é o maior exemplo da falta de capacidade de reação das gestões Paulo Câmara e Geraldo Júlio

 

Recife (PE) – “A violência está sem controle em Pernambuco e a sociedade precisa se unir para dar uma resposta, já que os governos do PSB no Estado e na Prefeitura do Recife perderam o poder de reação”. O alerta foi dado pelo deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB-PE), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Segundo o parlamentar, o crescimento da violência na capital pernambucana e na Região Metropolitana é o maior exemplo da falta de capacidade de reação das gestões Paulo Câmara e Geraldo Júlio.

“No mês de julho foram registrados 59 homicídios no Recife, quase o dobro dos 30 casos registrados em julho de 2013, primeiro ano da Secretaria de Segurança Urbana e do Pacto pela Vida do Recife, que deveria auxiliar no combate à violência, com ações sociais e intervenções urbanas. Mas passados três anos, o que se vê é a completa ineficiência do modelo de gestão implantado na Prefeitura do Recife, que replica a experiência desastrosa da administração estadual”, avaliou Silvio.

Segundo levantamento feito a partir da base de dados da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), nos sete primeiros meses de 2016 foram contabilizados 2.318 assassinatos, ou 6% acima do mesmo período de 2015. “Vale lembrar que 2015 já fechou com uma alta de mais de 13% sobre o ano anterior e que em 2014 houve também um crescimento de quase 10% em relação a 2013. Estamos caminhando para o terceiro ano consecutivo de crescimento no número de assassinatos, o que mostra a completa falência do Pacto pela Vida”, ressaltou o líder da Oposição.

Silvio destacou ainda que, além dos homicídios, a falta de ação do Governo se reflete em outras áreas, como os assaltos a bancos, que fecharam o primeiro semestre com 68% mais registros que no mesmo período do ano passado. Segundo o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, há agências que estão fechadas há meses e sem previsão de reabertura por causa das repetidas ocorrências e pela falta de uma ação do Estado para coibir a prática.
Também estão na lista de crescimento da violência o alto índice de assaltos a ônibus – que chegou ao fim de junho com 843 assaltos a coletivos, segundo o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco – e de assassinatos contra a mulher, cuja média cresceu de 20 para 22 casos por mês, em plena comemoração pelos dez anos da Lei Maria da Penha.

Silvio voltou a fazer um apelo para que o Governo do Estado realize uma ampla discussão sobre o Pacto pela Vida. “Temos insistido nesse debate, mas diante da falta de respostas do Governo, vamos buscar as entidades da sociedade civil para iniciar essa reflexão. Vamos procurar a OAB, sindicatos dos Bancários e dos Rodoviários, além de representantes dos agentes de segurança e dos diversos segmentos da sociedade. Ao final, deveremos apresentar um conjunto de propostas como contribuição da sociedade para o combate à violência”, explicou.

Texto: Pedro Ivo Bernardes / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Foto: Arthur Marrocos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest