Silvio Costa Filho apresenta propostas para o “Pacto pela Vida”

Propostas visam fortalecer o combate à criminalidade no estado de Pernambuco

Publicado em 22/10/2017 - 00:00

Silvio Costa Filho apresenta propostas para o "Pacto pela Vida"
Propostas visam fortalecer o combate à criminalidade no estado de Pernambuco

Recife (PE) – Em audiência pública realizada, na quinta-feira (19), para discutir o Pacto pela Vida, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco apresentou um conjunto de propostas e sugestões ao governo do estado para fortalecer o combate à criminalidade. O documento foi entregue ao secretário de Planejamento, Márcio Stefani, coordenador do programa. A Bancada aguarda agora que o governo avalie as sugestões e não, mais uma vez, adote o silêncio como resposta.

Segundo o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), líder da bancada, o documento apresentado é uma contribuição da Oposição para ajudar no combate à criminalidade e redução da violência em Pernambuco, que infelizmente vem apresentando os piores índices dos últimos dez anos. “O momento é de unidade, de somar os esforços das forças políticas e da sociedade civil na defesa da população pernambucana. Estamos à disposição do governo para ajudar a construir uma saída para essa realidade”, disse.

Durante o encontro, o parlamentar lembrou que este ano o número de homicídios vem apresentando um crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2016, enquanto estados como Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Goiás, entre outros, vem tendo êxito na redução da criminalidade. “Já tivemos este ano, em apenas nove meses, mais assassinatos e mais crimes contra o patrimônio que em 2015, primeiro ano da gestão Paulo Câmara”, destacou o parlamentar, se referindo aos 3.889 homicídios e aos 84.945 casos de roubos registrados em 2015, ante os 4.145 e 93.851 registrados entre janeiro e setembro deste ano.

Entre as sugestões apresentadas estão a criação do Fórum Estadual de Segurança, reuniões regionalizadas do Pacto pela Vida, incentivar a criação de Pactos pela Vida municipais, ampliação do programa Atitude, implantação de um programa permanente de combate ao tráfico, valorização profissional dos agentes de segurança e retomada da mesa de negociação com a categoria, entre outras.

No pacote de propostas, Silvio prometeu também apresentar um projeto criando a Lei de Responsabilidade da Segurança, a exemplo da Lei de Responsabilidade da Educação, criando o debate permanente sobre a política estadual de segurança, sem a dependência de convocação de audiência pública para este fim.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Silvio Costa Filho

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend