Sidelvan Nóbrega defende cardápio especial para estudantes com diabetes na Bahia

Pelo projeto, o diretor escola deverá se certificar, no início do ano letivo, a existência de alunos com alto teor glicêmico no sangue, a fim de solicitar o cardápio adequado

Publicado em 22/5/2017 - 00:00

Sidelvan Nóbrega defende cardápio especial para estudantes com diabetes na Bahia
Proposta de Sidelvan visa ajudar a controlar a doença e ao mesmo tempo garantir alimentação apropriada nas refeições realizadas nesses estabelecimentos

Salvador (BA) – Escolas da rede pública de ensino na Bahia podem oferecer cardápio alimentar especial para estudantes com diabetes. De autoria do deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA), o Projeto de Lei nº 22.298/2017 tem o intuito de ajudar a controlar a doença e ao mesmo tempo garantir alimentação apropriada nas refeições realizadas nesses estabelecimentos.

O diabetes é uma doença metabólica cujo principal vilão é o aumento do açúcar no organismo. Existem três tipos de diabetes a tipo 1, tipo 2 e a gestacional. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que 240 milhões de pessoas no mundo sofram com o problema. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é responsável por 25 mil mortes a cada ano.

Pesquisas apontam que uma dieta alimentar é eficaz para manter o controle glicêmico, sendo os alimentos com baixos índices de açúcar os ideais para proteger a saúde do pâncreas, órgão responsável pela produção de hormônios que ajudam o metabolismo do açúcar no sangue.

Pelo projeto, o diretor da unidade escolar deverá se certificar, no início do ano letivo, a existência de alunos com alto teor glicêmico no sangue, a fim de solicitar o cardápio adequado para eles. “A prevenção é o melhor mecanismo de defesa, mas é preciso cuidar desde cedo daqueles que têm até mesmo uma pré-disposição à doença. O diabetes oferece riscos de doenças cardiovasculares e precisamos ficar atentos”, pontuou Sidelvan.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend